Gaudium news > Cáritas inicia trabalhos de ajuda aos atingidos pelo ciclone Roanu

Cáritas inicia trabalhos de ajuda aos atingidos pelo ciclone Roanu

Dhaka – Bangladesh (Terça-feira, 24-05-2016, Gaudium Press) O ciclone Roanu, formado no dia 17 de maio e dissipado no dia 23, causou notáveis danos em Bangladesh e Sri Lanka apesar de sua relativa baixa potência devido à intensidade das inundações registradas. Enquanto continuam as operações de resgate, calcula-se que ao menos 24 pessoas faleceram em Bangladesh e mais de 500 mil deverão deixar seus lares, pelo que a Cáritas Bangladesh já organiza as atividades de assistência aos atingidos.

Cáritas inicia trabalhos de ajuda aos atingidos pelo ciclone Roanu.jpg

No Sri Lanka, país onde se registrou um maior número de vítimas, o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, dirigiu pessoalmente um chamado urgente de ajuda para atender aos afetados. “Estou profundamente impactado e preocupado porque centenas de milhares de pessoas de nosso país devem enfrentar situações desastrosas incluindo deslizamentos de terra e inundações”, anunciou através da Arquidiocese. O purpurado pediu à totalidade de católicos “continuar orando por eles e ajudar em qualquer maneira que lhes seja possível”, ao mesmo tempo que solicitou contribuições de água potável, alimentos secos e artigos de primeira necessidade.

“O ciclone destruiu o comércio dos pescadores. Vai tomar-lhes muito tempo para recuperar as perdas”, afirmou James Gomes, diretor regional de Cáritas para Chittagong, Bangladesh, em declarações para AsiaNews. A organização caritativa católica colocou em marcha 246 planos de ação para responder as necessidades em 16 subdistritos.

As necessidades encontradas pelas equipes de Cáritas é considerável, com o agravante de que as chuvas isolaram regiões inteiras do país e se interrompeu os serviços de comunicação. “As pessoas resgatadas nos disseram que pediram ajuda ao governo local, por alimentos e outros materiais. Mas ainda ninguém os ajudaram”, alertou Gomes. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas