Gaudium news > Festa de Nossa Senhora Auxiliadora: um convite para refletir na dimensão mariana da vida

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora: um convite para refletir na dimensão mariana da vida

Turim – Itália (Terça-feira, 24-05-2016, Gaudium Press) Enquanto ainda se respira o ar das celebrações pelos 200 anos de nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, os salesianos no mundo celebram neste 24 de maio uma solenidade muito especial: a festa de Maria Auxiliadora, padroeira e companheira de caminho da família fundadora pelo santo italiano.Festa de Nossa Senhora Auxiliadora um convite para refletir na dimensão mariana da vida 1.jpg

O Reitor Maior, Dom Ángel Fernández Artime, por ocasião da celebração, dirigiu a todos os salesianos do mundo -sacerdotes, religiosas e leigos- uma calorosa saudação através de uma mensagem audiovisual: “Hoje estou saudando neste 24 de maio desde Valdocco, nesta grande festa de Maria Auxiliadora. E dizer Valdocco significa dizer Maria Auxiliadora, a Madonna de Dom Bosco; significa dizer Dom Bosco, Pai e Mestre da juventude; significa dizer jovens nesta casa, neste pátio: escola de santidade”.

Com breves palavras, o sucessor de Dom Bosco convidou a todos não somente a celebrar a festa de Maria Auxiliadora, “mas a seguir aprofundando nesta realidade da dimensão mariana de nossa vida, algo que toca muito ao coração próprio e a nossa maneira de educar aos jovens no mundo”.

“Digo isto -prosseguiu- porque, para nós falar de Maria Auxiliadora é muito mais que falar de algo devocional; uma devoção se pode ter ou pode não ter. Para nós Maria Auxiliadora é dimensão mariana de nossa vocação, é sentimento de Mãe, é certeza de que Ela acompanha nossa tarefa pastoral, é certeza firme, como Dom Bosco, de que Ela o fez e segue fazendo tudo”.

Dirigindo-se de modo particular aos sacerdotes salesianos e a todos aqueles que lhes acompanham em seu trabalho, o Padre Fernández Artime continuou: “meus queridos irmãos em todo o mundo (…), os jovens são os que nos salvam salesianamente, quer dizer, eles, junto com a graça, são os que nos mantêm vocacionalmente em forma. Percorrendo o mundo e os continentes se percebe quando as inspetorias e as casas estão cheias de jovens ou quando não é assim. No primeiro caso a vida brota e fala de futuro e de esperança, no segundo, devemos começar a nos preocupar”.

Logo exortou: “meus queridos irmãos salesianos, minha querida família salesiana, nossa missão prioritária não é gerenciar, não nascemos para ser gestores, antes de tudo somos educadores dos jovens. Nascemos para compartilhar vida com eles, para acompanhar-lhes no caminho da vida, preparando-lhes para a vida e preparando-lhes para o encontro com Jesus”.

Ao concluir, o Reitor Maior orou a Maria Auxiliadora pedindo a Ela lhes acompanhe, e sustente “nosso coração de bons pastores”, e lhes dê “entusiasmo e paixão educativa para buscar sempre o ir ao encontro dos jovens dos meninos e das meninas. A buscar seu bem e fazer-nos ajudar por tantíssimos leigos, animadores, que realmente se sentem vocacionados para, junto conosco, levar a cabo a missão”.

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora um convite para refletir na dimensão mariana da vida 2.jpg

Os atos centrais em homenagem à padroeira dos salesianos se iniciaram na manhã do dia 24 na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim. Começando às 11h com uma solene celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da cidade italiana, Dom Cesare Nosiglia.

Às 18h30 é o turno da solene Missa do Movimento Juvenil Salesiano, presidida pelo sucessor de Dom Bosco, o Padre Fernández Artime. Às 20h30 será a procissão pelas ruas de Turim com a imagem de Maria Auxílio dos Cristãos, que também será presidida por Dom Nosiglia. Outros eventos ocorrerão nas diferentes inspetorias e casas salesianas ao redor do mundo. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas