Gaudium news > Arcebispo de Santiago preside Solenidade da Santíssima Trindade junto com presidiárias no Chile

Arcebispo de Santiago preside Solenidade da Santíssima Trindade junto com presidiárias no Chile

Santiago – Chile (Quarta-feira, 25-05-2016, Gaudium Press) Uma particular celebração da Solenidade da Santíssima Trindade foi realizada no domingo, 22 de maio, na Igreja de Santiago, onde o Arcebispo Cardeal Ricardo Ezzati, se transladou até o Centro Penitenciário Feminino para presidir a Santa Missa junto às internas. No entanto, o pastor não foi sozinho à penitenciária, mas foi acompanhado de maneira inédita por mais de 60 monjas de clausura, que fizeram uma pausa em seu voluntário isolamento permanente para compartilhar com as mulheres reclusas.

Arcebispo de Santiago preside Solenidade da Santíssima Trindade junto com presidiárias no Chile.jpg

“Não sei se nos mais de 400 anos da história de Santiago, em outra ocasião as Irmãs contemplativas de diversos mosteiros tenham se encontrado para celebrar a Eucaristia com um grupo de irmãs que estão detidas, mas que são irmãs na Fé”, disse o prelado durante a liturgia. E acrescentou: “as monjas de clausura são os braços levantados da cidade para interceder diante de Deus por todos nós, especialmente pelos que mais sofrem”.

Durante sua homilia o Cardeal Ezzati assegurou que este encontro de hoje “é a notícia mais bela da Igreja em Santiago, a notícia mais fecunda de hoje. Um encontro para que as Irmãs que contemplam o rosto de Deus todos os dias na oração, o possam contemplar também no rosto de pessoas que estão sofrendo, vivendo um momento difícil de suas vidas”.

Durante a Eucaristia, as religiosas entoaram belos hinos religiosos junto com as internas. Ao término da missa, as monjas ofereceram à Santíssima Virgem um canto folclórico, que se reiterou em várias oportunidades diante da espontânea dança das reclusas com algumas religiosas e a alegre e entusiasta reação das assistentes.

Ao término da celebração, algumas das participantes puderam compartilhar sua experiência com a imprensa da Igreja, agradecendo profundamente a visita do pastor junto às Irmãs.

Ana Urrutia confessou estar “muito emocionada, foi muito bonito o encontro com elas, e ficamos admiradas, porque dançaram e usaram as máquinas para fazer exercícios. Não esperávamos isso. Sua presença me deu paz e tranquilidade”.

Por sua vez, a Irmã María Rosa, das Carmelitas Descalças do mosteiro San José disse que “o primeiro que me chama a atenção que este encontro seja em um dia como hoje, dia da Santíssima Trindade. Isso significa que Deus habita em cada alma. Tem sido uma graça compartilhar com elas, sentir-me muito Irmã, sentir sua dor, sua alegria e fazer-se um com elas”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas