Gaudium news > Praça Maior de Lima acolherá massiva procissão de Corpus Christi neste domingo

Praça Maior de Lima acolherá massiva procissão de Corpus Christi neste domingo

Lima – Peru (Quarta-feira, 25-05-2016, Gaudium Press) “Jesus te espera! Vem e acompanhe-o” é o convite que faz a Arquidiocese de Lima aos fiéis capitalinos para que se unam no próximo domingo, 29 de maio, à solene procissão de Corpus Christi que ocorrerá na Praça Maior da capital peruana a partir das 09h30.Praça Maior de Lima acolherá massiva procissão de Corpus Christi neste domingo.jpg

Segundo informou o Departamento de Comunicações e Imprensa da jurisdição eclesial, o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, presidirá uma solene Eucaristia no átrio da Basílica Catedral de Lima, após a qual se levará a cabo a procissão com o Santíssimo Sacramento ao redor da Praça Maior.

Como já ocorreu nos anos precedentes, se espera a participação de milhares de fiéis durante a Missa e procissão presidida pelo Santo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para animar a numerosa presença de capitalinos, o Arcebispado de Lima está difundindo por estes dias, através das redes sociais, um vídeo promocional que convida à massiva participação.

“Na vida há decisões que nos marcam, que nos ajudam a crescer ou que nos fazem cair, mas a eleição que nunca falhará será escolher a Jesus. Agora é tua oportunidade. Venha acompanhá-lo neste domingo 29 de maio às 09h30 na Praça Maior de Lima. Jesus vive entre nós!”, é a mensagem do audiovisual.

Além disso, a jurisdição dispõem de um website especial dedicado à solenidade, na qual se expõem o significado da festa do Corpo e Sangue de Cristo, e sua história, assim como as homilias, orações diante do Santíssimo e as capelas de Adoração presentes na Arquidiocese limenha, as quais já são mais de 60.

A festa do Corpus Christi comemora a presença real de Jesus Cristo no Pão Eucarístico. Durante este dia se recorda a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia de Nosso Senhor.

A festividade é celebrada oficialmente pela Igreja Católica desde 1264 quando o Papa Urbano IV publica a Bula ‘Transiturus’ com a qual ordena que se comemore ao Corpo e Sangue de Cristo na quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade. No dito documento o Pontífice também outorgou indulgências para aqueles fiéis que assistam a Santa Missa assim como ao ofício composto por São Tomás de Aquino a pedido do Papa.

Após a morte deste pontífice a festa ficou um tempo no esquecimento, mas graças ao Papa Clemente V a festividade foi novamente adotada publicando um novo decreto.

Com o Concílio de Trento do século XVI, se declarou a introdução do costume, que todos os anos se celebre o venerável Sacramento Eucarístico com solenidade, veneração e reverência através de uma procissão pelas ruas e lugares públicos.

Ainda que a festa em sua origem seja na quinta-feira, em muitos países se transladou para o domingo posterior para assim facilitar uma maior participação dos fiéis, sobretudo nas procissões Eucarísticas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas