Gaudium news > Episcopado Italiano envia ajuda econômica ao Sri Lanka e Equador

Episcopado Italiano envia ajuda econômica ao Sri Lanka e Equador

Redação (Sexta-feira, 27-05-2016, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Italiana (CEI) expressou sua proximidade com a povoação do Sri Lanka, açoitada há poucos dias por fortes inundações que deixaram a milhares sem lar. O Episcopado destinou um milhão de Euros para oferecer assistência aos afetados pelas chuvas torrenciais.

Episcopado Italiano envia ajuda econômica ao Sri Lanka e Equador.jpg

De acordo com informações da Catholic Relief Services (CRS) -organismo de assistência humanitária da Igreja Católica Norte-Americana- mais de 350 mil pessoas se encontram prejudicadas pelas inundações e deslizamentos de terra provocados pelas mesmas.

Até o momento várias instituições eclesiais ao redor do mundo, entre elas da Itália, estão oferecendo ajuda para responder às necessidades primárias e de resposta inicial dos afetados, que necessitam alimentos, artigos para o lar e água potável. Além disso, vários esforços de resgate seguem em marcha, já que várias pessoas ficaram sepultadas sob o lodo, sendo as comunidades rurais as mais afetadas.

Outro auxílio, desta vez de 500 mil Euros, destinou também a CEI para Equador com o fim de ajudar nos trabalhos de restauração após o terremoto que deixou milhares de prejudicados na nação latino-americana, especialmente as povoações de Esmeraldas, Chamanga, Muisne e Manabi, afetados há mais de um mês pelo movimento telúrico.

Os fundos para estas ajudas, que serão entregues por quotas -tal como informou a CEI em nota à imprensa- procedem da iniciativa “8 x mille” – “8 por mil” – que todos os anos impulsiona o Episcopado Italiano, e tem por objetivo oferecer ajuda econômica concreta às diferentes iniciativas que promove a Igreja Católica italiana a favor dos mais necessitados, a partir do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRFP).

Tal como informou a CEI, a Igreja italiana está em contato direto com a Arquidiocese de Colombo no Sri Lanka, e no Equador, com Cáritas Equatoriana que vem sendo apoiada pela Rede Cáritas Internacional.

A instituição caritativa da Igreja, desde que ocorreu a catástrofe no Equador mobilizou mais de 30 mil pessoas para o resgate das pessoas afetadas, posto que o terremoto destruiu mais de mil edifícios, danificando outros 800, e inabilitando mais de 500 escolas.

A poucas semanas do fatídico movimento de terra, Cáritas Ecuatoriana projetou um plano de emergência e reconstrução, que conta com o apoio da rede internacional da instituição caritativa.

Este plano busca trabalhar a partir de quatro frentes: garantindo a segurança alimentar das famílias afetadas; proporcionando apoio espiritual, psicológico e social aos prejudicados; impulsionando programas para a reconstrução de casas antissísmicas e desenvolvendo atividades de reativação econômica para a obtenção de meios de vida dignos e duradouros.

O plano também inclui o financiamento de micro projetos familiares de caráter produtivo, em um marco de economia social e solidária. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas