Gaudium news > Universidade Católica do Chile celebra Corpus Christi nos pátios de seus campus

Universidade Católica do Chile celebra Corpus Christi nos pátios de seus campus

Santiago – Chile (Segunda-feira, 30-05-2016, Gaudium Press) Entre quinta-feira e sexta-feira se celebrou Corpus Christi em todos os campus da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Desde cedo funcionários, alunos e acadêmicos da UC trabalharam na criação de tapetes de serragem como sinal e símbolo de adoração, nos quais com diversas cores se desenharam figuras que representavam a Eucaristia e seu significado, além de logos de algumas pastorais de corrida, missões, trabalhos e projetos solidários da pastoral da universidade, para dar um sentido de comunidade a esta festa.

Universidade Católica do Chile celebra Corpus Christi nos pátios de seus campus.jpg

A festa de Corpus Christi foi realizada nos pátios de todos os campus, cada um colocou seu selo característico e aquele que o distingue dos demais. Em meio da vida universitária, houve um momento para parar e celebrar ao corpo de Cristo que quis ficar em cada campus.

A Missa de Corpus Christi no campus de São Joaquim foi presidida por Dom Jorge Concha Cayuqueo, Bispo Auxiliar de Santiago. O prelado iniciou a homilia relacionando esta festa com a encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco.

“Hoje a festa de Corpus nos recorda o grande amor de misericórdia de Deus que através de seu filho Jesus Cristo chegou a nós e chegou mais uma vez para ficar em um modo tão visível, e isso é o que recordamos na Eucaristia. A Eucaristia é o ponto mais agradável que tem a Igreja, é o centro da vida e da missão da Igreja que também é serviço”, explicou o Bispo.

Ao finalizar a homilia, se realizou uma procissão com o Santíssimo Sacramento. Para isso, Dom Jorge Concha portou a Jesus Sacramentado por cima dos tapetes coloridos e todos os presentes adoraram ao Santíssimo.

A festividade de Corpus Christi

A cada ano, a Igreja nos convida a reafirmar abertamente a Fé do povo de Deus em Jesus Cristo vivo, realmente presente no Santíssimo Sacramento: “É uma festa instituída para adorar, louvar e dar publicamente graças ao Senhor, que no sacramento Eucarístico segue amando-nos ‘até o extremo’, até o dom de seu Corpo e de seu Sangue”, disse o Papa emérito Bento XVI na Solenidade de 2007.

Esta celebração é realizada todos os anos, na quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade. Em alguns países esta festa se transladou para o domingo seguinte, para adaptar-se ao calendário laboral. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas