Gaudium news > Papa comenta lições da Visitação de Maria

Papa comenta lições da Visitação de Maria

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 01/05/2016, Gaudium Press) – Nesta manhã do dia em que se encerra o mês de maio, mês de Maria, o Papa Francisco dedicou a homilia da Missa rezada na Casa Santa Marta para expressar seu pensamento sobre a Visitação, no exato dia em que a Igreja comemora a visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.

Casa santa marta1.jpg

E ele afirmou, recordando o gesto de Maria indo de encontro a sua prima para servi-la, que o “Serviço e encontro fazem sentir uma alegria que preenche nossas vidas”.

Para Francisco, se aprendêssemos a servir e fôssemos ao encontro dos outros, mudaríamos o mundo.

O Papa falou da coragem feminina, da capacidade de ir ao encontro dos outros, de estender a mão para uma ajuda, da solicitude. Principalmente ele falou da alegria daquelas que enchem o coração e dão à vida um novo sentido e uma nova direção.

Francisco comentou que os trechos do Evangelho do dia, bem como as palavras do Profeta Sofonias na Primeira leitura e de São Paulo, na Segunda, formam uma liturgia “cheia de alegria” e chega como “um vento novo” que preenche nossas vidas.

Alegria e cristãos tristes

Disse o Papa: “É feio ver cristãos com a cara virada, cristãos tristes, é feio, feio, feio… Não são plenamente cristãos. Acreditam que são, mas não o são totalmente. Esta é a mensagem cristã. E nesta atmosfera de alegria que a liturgia nos dá de presente, gostaria de ressaltar apenas duas coisas: primeiro, um comportamento; segundo, um fato. O comportamento é o serviço”.

Maria, mulher corajosa

Maria realiza sua visita de serviço sem incertezas. Para Francisco, o Evangelho mostra que Maria “dirigiu-se apressadamente”, embora estivesse grávida e arriscasse se deparar com malfeitores no decorrer da estrada.

“Esta jovem de 16 ou 17 anos, não mais”, “era corajosa. Levanta-se e vai”:

“Coragem de mulher. As mulheres corajosas que existem na Igreja são como Nossa Senhora. Essas mulheres que levam avante a família, essas mulheres que levam avante a educação dos filhos, que enfrentam tantas adversidades, tanta dor, que curam os doentes… Corajosas: levantam-se e servem, servem.

O serviço é sinal cristão. Quem não vive para servir, não serve para viver. Serviço na alegria, esta é a atitude que gostaria de destacar hoje. Há alegria e também serviço. Sempre para servir”.

O encontro com alegria

O Papa falou do encontro de Maria com sua prima: “Essas duas mulheres se encontram, e se encontram com alegria”: era “só festa”.

Seria bom se “nós aprendêssemos isso, serviço e ir ao encontro dos outros. “Como o mundo mudaria”:

“O encontro é outro sinal cristão. Uma pessoa que se diz cristã e não é capaz de ir ao encontro dos outros, de encontrar os outros, não é totalmente cristã. Seja o serviço, seja o encontro, requerem sair de si mesmos: sair para servir e sair para encontrar, para abraçar outra pessoa. É com este serviço de Maria, com este encontro que se renova a promessa do Senhor, se atua no presente, naquele presente. E propriamente o Senhor – como ouvimos na primeira Leitura: ‘O Senhor, teu Deus, está no meio de ti” – o Senhor está no serviço, o Senhor está no encontro”, concluiu Francisco. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas