Gaudium news > Gesto de paz junto à fronteira turca encerra visita do Papa à Armênia

Gesto de paz junto à fronteira turca encerra visita do Papa à Armênia

Erevan – Armênia (Segunda-feira, 26/06/2016, Gaudium Press) – O Papa Francisco encerrou no domingo, 26/06, sua primeira viagem à Arménia, iniciada na última sexta-feira. Como um gesto de paz, estando junto à fronteira turca, duas pombas brancas foram soltas.

A última cerimônia da visita foi realizada no sopé do Monte Ararat, que, no Livro do Genesis, a Bíblia identifica como sendo o local onde a Arca de Noé parou após o dilúvio.

Genocídio

Na sexta-feira, Francisco havia classificado como um “genocídio”, a execução pelo Império Otomano de cerca de um milhão de cristãos arménios durante a I Guerra Mundial. No sábado, o Papa evocou as vítimas do “extermínio” quando visitou o memorial a elas dedicado, depositando uma coroa de flores e rezando alguns instantes em silêncio.

Na ocasião, Francisco ainda escreveu uma mensagem sobre a importância do memorial para que a humanidade “não esqueça” estas tragédias e para que elas nunca mais se repitam.

Numa outra intervenção, ainda a propósito do “genocídio”, o Papa desejou que arménios e turcos procurem caminhos de reconciliação para fechar as “feridas abertas” há 100 anos.

Na segunda maior cidade do país, Francisco dirigiu-se à minoria católica e convidou todos a preservar a “memória do povo” da Armênia, marcada pela fé cristã.

Despedida da “primeira Nação Cristã”

A cerimônia de despedida foi realizada no aeroporto internacional de Erevan, capital da nação Armênia. A Armênia, como recordou o Papa, é considerada “o primeiro país cristão”, dado que o rei Tiridates III proclamou o Cristianismo como religião de Estado em 301, ainda antes de que esse reconhecimento fosse feito pelo Império Romano, sob o impulso de São Gregório, o Iluminador.

Atualmente, o país conta com 280 mil católicos, ou seja, 9,6% de toda a população.

Esta foi a primeira que um Papa visita o país desde que João Paulo II lá esteve, em 2001.

Está programada, ainda para este ano, em outubro, uma visita de Francisco à Região do Cáucaso, indo à Geórgia e ao Azerbaidjão, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas