Gaudium news > O tema da 17ª Assembleia Plenária do SCEAM será “A família na África”

O tema da 17ª Assembleia Plenária do SCEAM será “A família na África”

Luanda – Angola (Segunda-feira, 27/07/2016, Gaudium Press) – Falta menos de um mês para a realização da 17ª Assembleia Plenária do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SCEAM). Serão acolhidos mais de cem representantes da Igreja Católica em Luanda, capital de Angola.

Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”

A Assembleia acontece a cada três anos. Neste ano será realizada de 18 a 24 Julho e terá como tema “A família na África, ontem, hoje e amanhã, à luz do Evangelho”. Uma reflexão de grande atualidade e que será baseada na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família, do Papa Francisco, oriunda de dois Sínodos sobre a família, realizados no Vaticano em 2014 e em 2015.

O impacto das Mídias e Ideologias sobre a família Africana

A palestra introdutória será proferida pelo Presidente do SCEAM, Dom Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango. Os trabalhos continuarão com uma série de seminários, divididos por tópicos.

Temas como, os novos desafios pastorais da família africana hoje; a questão da evangelização das famílias; o impacto dos novos meios de comunicação, bem como novas ideologias, serão analisados: Tudo com o objetivo de reforçar e intensificar o empenho do SCEAM para as famílias do continente.

1969 – Papa Paulo VI cria o SCEAM

Durante os encontros serão apresentadas também as atas finais da 16ª Assembleia Plenária, realizada em 2013, em Kinshasa, na República Democrática do Congo e serão analisados os relatórios elaborados pelos diferentes departamentos que compõem o SCEAM.

Em 23 de Julho será anunciado o local e data da 18ª Assembleia Plenária.

O SCEAM foi oficialmente criado em 1969 pelo Papa Paulo VI, em sua visita a Uganda, quando pela primeira vez um Papa visitou a África, meio século atrás. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas