Gaudium news > Seminarista de Campo Grande relata o momento em que recebeu o Ministério do Leitorato

Seminarista de Campo Grande relata o momento em que recebeu o Ministério do Leitorato

Campo Grande – Mato Grosso do Sul (Terça-feira, 28-06-2016, Gaudium Press) Recentemente, a Arquidiocese de Campo Grande celebrou a concessão do Ministério do Leitorato ao seminarista Alfreu A. Gomes, na manhã da última quinta-feira, 23 de junho.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a cerimônia ocorreu na capela da Cúria Metropolitana e foi presidida pelo Arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Vitorio Pavanello.

Ao lado de familiares, amigos, colegas de estudos e candidatos ao diaconato, o seminarista Alfreu deu um passo importante na formação ao sacerdócio.

O Ministério do Leitorato permite que o candidato, ao longo da Liturgia da Missa, proclame as Sagradas Escrituras. “Estou muito feliz com este passo, e com humildade devo continuar servindo a Deus e à Santa Igreja”, contou Alfreu, emocionado.

Além disso, é dever do Leitor instituído ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas; instruir na Fé as crianças, jovens e adultos; anunciar a Boa-Nova da salvação; ler e meditar com assiduidade a Sagrada Escritura; e adquirir cada vez mais intenso amor e conhecimento da Sagrada Escritura de modo a tornar-se discípulo mais perfeito do Senhor.

O ministério do Leitorato pode ser conferido a leigos, e principalmente, aos candidatos às ordens sacras.

A caminhada vocacional de Alfreu começou cedo, aos 10 anos. Na época, o jovem sentiu o chamado da vocação. Dois anos depois, já era catequista e daí por diante, trabalhou nas mais diversas pastorais, movimentos e serviços da Igreja, fazendo visitas às famílias, com especial atenção aos idosos e doentes.

Em 2012, concluiu o Curso de Teologia, e dois anos após, foi designado para fazer Serviço de Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus de Corguinho, a 93 quilômetros de Campo Grande.

Desde setembro de 2015, por determinação do Arcebispo Dom Dimas, serve nas Comunidades dos Distritos de Rochedinho e Furnas do Dionísio.

“Este Ministério compromete-me ainda mais com o zelo na Proclamação da Palavra de Deus às Comunidades onde sirvo, sobretudo anunciando-a com minha própria vida”, declarou Alfreu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Campo Grande

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas