Gaudium news > Peregrinos realizarão em Roma o “Caminho Papal Petrino” no dia do Papa

Peregrinos realizarão em Roma o “Caminho Papal Petrino” no dia do Papa

Roma – Itália (Terça-feira, 28-06-2016, Gaudium Press) Por ocasião do Dia do Papa, que se comemorará no próximo dia 29 de junho, quando a Igreja celebra a solenidade de São Pedro e São Paulo, a Obra Romana das Peregrinações (ORP) organizou o “Caminho Papal Petrino”, uma romaria em honra aos santos padroeiros da Cidade Eterna, assim como ao Papa Francisco como sucessor de Pedro.

Peregrinos realizarão em Roma o ?Caminho Papal Petrino? no dia do Papa.jpg

O percurso, que iniciará na Praça de São Pedro e concluirá na Basílica de São João de Latrão -sede do Bispo de Roma-, será guiado por Dom Liberio Andreatta, Administrador delegado da ORP, em companhia do Padre Fabio Rosini, encarregado da Obra de Vocações Sacerdotais do Vicariato da Diocese romana.

A peregrinação começará às 17h na Praça Pio XII, em São Pedro, diante da oficina da Obra Romana das Peregrinações. Dali se começará a caminhar pela Via da Conciliazione, seguindo pela Via São Pio X, posteriormente pela Ponte e Corso Vittorio Emanuele II e o Largo Argentina.

Após uma parada na Igreja de São Francisco Alle Stimmate, onde haverá uma catequese, a romaria prosseguirá pela Praça Vebecua, a Via dos Foros Imperiais, a Via de São Pedro em Cárcere, até chegar ao templo de San Giuseppe dei Falegnami, onde se celebrará outra catequese.

Posteriormente se caminhará até a Igreja de São Pedro in Vincoli para outro encontro, de onde se irá a pé até a Basílica de São João de Latrão. Ali está previsto que às 10h os peregrinos ingressaram pela Porta Santa para assim obter a Indulgência Plenária do Ano Santo da Misericórdia.

Ocasião para meditar em torno do ministério Petrino

A peregrinação será também uma ocasião para meditar em torno do ministério Petrino e a figura do Pontificado por ocasião do Dia do Papa.

O Santo Padre, como Sucessor de Pedro, é o pastor que guia o rebanho da Igreja, tendo poder pleno e universal, e sendo reconhecido como o Vigário de Cristo na terra. Um ministério que foi instituído pelo próprio Jesus, como nos recorda o Evangelho de Mateus 16, 18-19: “Eu também te digo, que tu sois Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E a ti darei as chaves do reino dos céus; tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

A jornada dedicada ao Papa é igualmente uma oportunidade para que a Igreja se una em oração por ele e seu ministério, e os fiéis participem do Óbulo de São Pedro, que é a coleta especial que se realiza nesse dia, e consiste em uma ajuda econômica que os fiéis dão ao Papa como expressão de apoio ao pedido do Sucessor de Pedro para atender as necessidades da Igreja Universal e, especialmente, as obras de caridade do Papa em favor dos mais necessitados. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas