Gaudium news > Paróquia em Natal promove carreata pelos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Paróquia em Natal promove carreata pelos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Natal – Rio Grande do Norte (Quarta-feira, 29-06-2016, Gaudium Press) A Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal, promove no dia 3 de julho, uma carreata em homenagem aos seus padroeiros.

Gaudium Press.jpg

Neste dia, a carreata terá início às 16h50, quando milhares de fiéis se reunirão para acompanhar a manifestação que exibirá um painel dos beatos pelas ruas do bairro.

Após, haverá uma celebração eucarística votiva aos padroeiros, no Santuário, presidida pelo pároco, Padre Francisco das Chagas de Souza.

A atividade acontece em todo o dia 3 de cada mês, em veneração aos Mártires, padroeiros do Estado do Rio Grande do Norte.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Beatificados em 2000, por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu possuem sua história remontada com base no período em que holandeses calvinistas tinham ocupado os territórios da região nordeste do país, entre 1630 e 1654. Naquele tempo, os guerrilheiros queriam obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo, proibindo até a celebração da Santa Missa.

Neste período, em 1645, os católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta, sendo que o caso voltou a ter um novo episódio em Uruaçu três meses depois. De acordo com relatos, na ocasião, o camponês Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas. E estando prestes a morrer, emitiu em voz alta as suas últimas palavras: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

A expectativa do Arcebispo de Natal pela canonização dos mártires

Gaudium Press.jpgDurante sua participação na 54ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, não escondeu suas expectativas para a possível canonização dos mártires.

O Arcebispo informou que espera que a canonização se torne concreta no ano que vem, por ocasião de uma possível visita do Papa Francisco ao Brasil, que viria mais precisamente pelas comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

No site da CNBB, Dom Jaime revelou o desejo de que a santificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu coincida com a provável vinda do Santo Padre ao país.

Para isso, o prelado apresentou a história dos beatos, além de solicitar que seja aprovada uma moção a ser enviada à Congregação para a Causa dos Santos com o parecer favorável à canonização em nome dos bispos e prelados brasileiros.

“A beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu ofereceu ao povo nordestino e, especialmente, aos potiguares a oportunidade de venerar e ter como modelo no seguimento a Jesus Cristo, especialmente no amor à Santíssima Eucaristia, irmãos e irmãs que, banhando nosso chão com o seu sangue fortaleceram a Igreja que está neste rincão do Brasil”, afirmou Dom Jaime.

Ainda conforme o Arcebispo de Natal, em agosto de 2015, o Cardeal Cláudio Hummes comunicou a vontade do Papa de organizar o processo de canonização desses mártires brasileiros, e sendo assim, autorizou que enviasse o postulado à Congregação para a Causa dos Santos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas