Gaudium news > Cardeal Cipriani apresenta carta pastoral “Ao encontro com Cristo”

Cardeal Cipriani apresenta carta pastoral “Ao encontro com Cristo”

Lima – Peru (Quarta-feira, 29-06-2016, Gaudium Press) Recentemente o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, apresentou a carta pastoral “Ao encontro com Cristo”, fruto do plano de ação impulsionado pela celebração do XX Sínodo Arquidiocesano realizado em Lima no ano passado.

Cardeal Cipriani apresenta carta pastoral ?Ao encontro com Cristo?.jpg

Durante um encontro realizado no presente mês no Auditório do Seminário de Santo Toribio, no qual estavam presentes irmandades e movimentos da Diocese limense, o purpurado destacou alguns dos temas dos quais aprofunda a carta pastoral e que se refletiu durante o Sínodo Arquidiocesano.

Entre eles, falou dos jovens e da situação atual que enfrentam. “Os jovens estão nestes momentos onde as ondas os afundam, mas eles não tem culpa, eles não criaram o problema. Então por isso há uma certa rebeldia, uma certa anarquia, há uma energia que está aí acumulada e que se libera de maneira imprevista”, disse o Cardeal.

Depois acrescentou: “A Igreja não tem que assustar-se, porque a Igreja é Cristo, não tem temor nem medo de nada; tem temor do pecado, tem temor da mediocridade, da tibieza, mas da luta não”.

Em outro momento, o Arcebispo exortou para que se envolva a mais pessoas na tarefa evangelizadora posta em marcha nos planos do Sínodo: “Temos que envolver mais pessoas, esse é o grande mandato do Sínodo, temos que participar, abrir as portas, como dizia o Papa: ‘Cristo está me dizendo: Deixa-me sair! Não me tenhas aqui guardado. Tu, com tua vida, com teu exemplo, tua família, teu trabalho, deixa-me sair! Leva-me!'”.

Neste sentido chamou a todos os envolvidos a partir da realidade na qual se encontram: “Cada um, mais participação, mas não na estrutura paroquial, mas em teu trabalho profissional, em teu grupo em tua universidade”.

Da mesma forma pediu mais ação a partir do voluntariado: “À juventude, aos movimentos, já é hora de despertar. Há uma corrente, graças a Deus, na qual todo mundo quer fazer algo de voluntariado. Então há que dar-lhe uma forma um pouco mais organizada ao voluntariado. É uma expressão de ajuda ao próximo”.

Além dos movimentos e irmandades, o purpurado também apresentou a Carta Pastoral à religiosas de diversas comunidades presentes na Arquidiocese de Lima. O Cardeal Cipriani lhes exortou a apaixonar-se cada vez mais por Jesus e a dar testemunho de coisas boas.

O Sínodo Limense, convocado pelo Cardeal Cipriani em junho de 2014, foi inaugurado no dia 07 de setembro desse mesmo ano. Seu encerramento ocorreu na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo no dia 22 de novembro do ano passado.

Durante o Sínodo, que convocou nas diversas realidades eclesiais da Arquidiocese, se refletiu em torno de quatro âmbitos: a preparação do matrimônio, a formação da família e outros aspectos relacionados à vida humana; a participação dos leigos, chamados à santidade no mundo, em todos os âmbitos da vida pública e privada; a preparação e formação permanente dos sacerdotes diocesanos e membros da grande família de institutos femininos e masculinos de vida consagrada, que trabalham apostolicamente na Arquidiocese; e as obras e serviço de misericórdia e caridade social que se realizam através da Cáritas diocesana e outras iniciativas solidárias. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas