Gaudium news > Relíquias de Santa Maria Madalena estarão em Cracóvia para a JMJ

Relíquias de Santa Maria Madalena estarão em Cracóvia para a JMJ

Cracóvia – Polônia (Quarta-feira, 29-06-2016, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia no final de julho está cheia de surpresas. Uma delas será a visita das relíquias de Santa Maria Madalena, que chegará à cidade polonesa como “Apóstolo da Misericórdia”.

Relíquias de Santa Maria Madalena estarão em Cracóvia para a JMJ 1.jpg

Assim anunciou a organização do encontro mundial de jovens em nota à imprensa. De acordo com a informação, as relíquias da Santa, que chegarão procedente da Diocese de Fréjus-Toulon, sul da França, onde permanecem, poderão ser veneradas todas as tardes da semana da JMJ na igreja dos Franciscanos, situada no centro histórico de Cracóvia.

“Temos a alegria de trazer as relíquias de Maria Madalena à Cracóvia para a próxima Jornada Mundial da Juventude. Serão acompanhadas por voluntários dominicanos, responsáveis de custodiá-las. As relíquias foram encomendadas aos jovens pela Diocese de Fréjus-Toulon. Em Cracóvia se alojarão na igreja da Ordem dos Frades Menores dos Franciscanos no centro histórico, na rua Reformacka 4. Será possível venerá-las todas as tardes da semana que dura a Jornada”, dizem a partir do website da JMJ Cracóvia 2016.

Várias serão as graças que os jovens poderão pedir ao venerar as relíquias da Santa, como prossegue a nota de imprensa: “a graça da oração, para experimentar a Cristo no mais profundo de nosso coração; a graça da conversão, para permitir a Deus transformar nossos corações, reconciliar-nos com Ele e ser fortalecidos por Ele; e a graça de ser testemunha, de modo que a alegria do dom recebido nos encha de alegria na predileção dos milagres de Deus”.

Maria Madalena será um dos santos da misericórdia que estarão presentes na JMJ. Também acompanharão o encontro mundial Santa Faustina Kowalska, conhecida por difundir a devoção da Coroinha da Misericórdia; São João Paulo II, grande promotor desta devoção; e São Maximiliano Kolbe. Como outra das surpresas, as relíquias do beato italiano Pier Giorgio Frassati, que segue sendo modelo de santidade para os jovens, também acompanharão o encontro mundial.

Esta Santa é uma das maiores testemunhas da misericórdia que se encontram no Evangelho, como recorda São Lucas 7, 36-50, ao narrar o encontro de Maria Madalena com Jesus: “E voltando-se para a mulher, disse Simão: ‘Vês esta mulher? Entrei na tua casa e tu não derramaste água sobre meus pés; ela pelo contrário, os banhou com suas lágrimas e os secou com seus cabelos. Tu não me beijastes; ela pelo contrário, desde que entrei, não cessou de beijar meus pés. Tu não ungiste minha cabeça; ela derramou perfume sobre meus pés. Por isso te digo que seus pecados, seus numerosos pecados, lhe foram perdoados porque demonstrou muito amor. Mas aquele a quem se perdoa pouco, demonstra pouco amor’. Depois disse à mulher: ‘Teus pecados foram perdoados’. Os convidados pensaram: ‘Quem é este homem, que chega até a perdoar os pecados?’. Mas Jesus disse à mulher: ‘Tua Fé te salvou, vai em paz'”.

Relíquias de Santa Maria Madalena estarão em Cracóvia para a JMJ 2.jpg

Bento XVI, no dia 23 de julho de 2006, sobre ela disse: “A história de Maria Madalena recorda a todos uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é quem, na experiência da debilidade humana teve a humildade de pedir-lhe ajuda, foi curado por Ele, e Lhe seguiu de perto, convertendo-se em testemunha da potência de seu amor misericordioso, que é mais forte que o pecado e a morte”.

De acordo com uma tradição difundida no ocidente, Santa Maria Madalena, após Pentecostes, foi com Marta e Lázaro evangelizar a Provenza, França, passando os últimos anos de sua vida nos Alpes Marítimos na caverna chamada ‘La Sainte Baume’. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas