Gaudium news > Argentina enviará 5 mil jovens para a JMJ em Cracóvia

Argentina enviará 5 mil jovens para a JMJ em Cracóvia

Buenos Aires – Argentina (Quinta-feira, 30-06-2016, Gaudium Press) Será numeroso o grupo de jovens provenientes da terra natal do Papa Francisco que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá dentro de um mês em Cracóvia: por volta de 5 mil argentinos já estão preparando suas mochilas para este grande encontro que ocorre dentro do Ano Santo da Misericórdia com o tema “Bem-aventurados os Misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia”.Argentina enviará 5 mil jovens para a JMJ em Cracóvia.jpg

Segundo informou a agência SIR, 2.500 jovens são de Buenos Aires e seus arredores; os 2.500 restantes procedem de diversos pontos da Argentina, especialmente das províncias de Córdoba, San Juan, Mendoza, San Luis, Corrientes, Entre Ríos e Neuquén.

Acompanhando este grupo estarão Dom Guillermo Rodríguez, Bispo de San Martín; e Dom Carlos José Tissera, Bispo de Quilmes, que trabalha na Argentina pela pastoral juvenil.

Este último, que é citado pelo meio de comunicação, falou sobre o trabalho pastoral com a juventude e a mensagem do Santo Padre: “Quando me encontrei pela primeira vez com o Papa Francisco em janeiro de 2015, lhe perguntei sobre o que devíamos insistir no acompanhamento aos jovens, e ele me respondeu que devíamos retornar aos temas das JMJ: as Bem-aventuranças. Creio que Francisco quer fazer ver aos jovens o essencial do Evangelho. Que como Jesus, o Papa Francisco quer mostrar o estilo de vida cristão”.

“Jesus propõem uma felicidade que não é certamente aquela que oferece o mundo. É uma felicidade de outro nível. Francisco, rodeado dos jovens, deseja comunicar isto. É sua mensagem e um chamado a toda a humanidade e a todos os cristãos”, prossegue Dom Tissera.

O prelado também se referiu a experiência dos jovens argentinos após a passada JMJ celebrada no Rio de Janeiro em 2013: “Os jovens retornaram com uma missão: renovar nossas igrejas particulares, iniciando com os Bispos (…) Em cada uma das Dioceses começaram a entender a importância e a beleza de trabalhar com os jovens de outras Dioceses, de outras regiões do país”.

Uma mostra disso foi a realização da JMJ a nível global na cidade de Buenos Aires em 2014 que reuniu 15 mil jovens procedentes de 11 jurisdições eclesiais da região. Uma experiência que se repetiu no dia 02 de abril.

Fruto desta iniciativa, assim como do convite do Santo Padre, a Conferência Episcopal Argentina decidiu convocar para outubro de 2017 um Encontro Nacional de Jovens que terá lugar na cidade de Rosário. Um evento que, como comentou o prelado, não ocorria desde 1985.

Enquanto isto ocorre, o Papa argentino se encontrará em Cracóvia com os milhares de jovens de seu país, e outros tantos procedentes do mundo inteiro. O Santo Padre será acolhido pelos jovens em Cracóvia no dia 28 de julho. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas