Gaudium news > Pouso Alegre festeja o centenário de sagração episcopal de Dom Octávio

Pouso Alegre festeja o centenário de sagração episcopal de Dom Octávio

Pouso Alegre – Minas Gerais (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) As solenidades comemorativas pelo centenário de sagração episcopal de Dom Octávio Chagas de Miranda e tomada de posse como o terceiro Bispo diocesano na Arquidiocese de Pouso Alegre ocorreram nesta semana.

Gaudium Press.jpg

Em cerimônia realizada no Centro de Pastoral, anexo à Cúria Metropolitana, nesta quarta-feira, 29, o Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado assinou os decretos de criação de duas novas paróquias. Em seguida, inaugurou a galeria dos bispos e reinaugurou o Arquivo Metropolitano, que recebeu o nome do presbítero homenageado.

O chanceler do arcebispado, Padre Jésus Andrade Guimarães, iniciou os trabalhos agradecendo a presença do clero, bem como das autoridades regionais, dos representantes das comunidades de Senador José Bento e Extrema e dos demais que compareceram à solenidade.

Em seguida, o sacerdote convidou para compor a mesa solene o Arcebispo de Pouso Alegre; o arcebispo emérito Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho; o vigário geral e pároco da Paróquia Santo Antônio, Cônego Wilson Mário de Morais; o pároco da Paróquia Santa Rita de Extrema, Monsenhor José Dimas de Lima, o pároco da Paróquia São José de Congonhal, Padre João Bosco de Freitas, e os futuros neo-sacerdotes, Valdair Benedito Peres e Benedito Luciano da Rosa.

O chanceler apresentou um breve histórico da Arquidiocese de Pouso Alegre, além de ter discorrido sobre a importância da região onde se encontram as novas paróquias.

Após esse momento, foi iniciada sessão solene de assinatura dos decretos, sendo que cada futuro pároco recebeu a caneta com que o decreto foi assinado e uma cópia do documento.

Dom Majella aproveitou a ocasião para fazer um breve pronunciamento, no qual ressaltou a importância das paróquias de Pouso Alegre, uma vez que elas aproximam a Igreja dos fiéis, por meio dos trabalhos pastorais.

Prosseguindo, todos os fiéis presentes foram convidados para conhecer a Cúria Metropolitana, que passou por reformas recentemente, e posteriormente, para a cerimônia de inauguração da Galeria dos Bispos e do Arquivo Metropolitano, na qual foi descerrada a placa de reinauguração do Arquivo Metropolitano.

Encerrando as atividades no período vespertino, Dom Majella abençoou as instalações do arquivo e concedeu sua benção a todos.

Missa do centenário

À noite, o Arcebispo Metropolitano, acompanhado pelo Arcebispo emérito e o clero arquidiocesano concelebraram a santa Missa Solene do Centenário da sagração e posse de Dom Octávio, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Gaudium Press.jpg

Ao som do canto Salve Regina, entoado pelo Cabido Metropolitano, os arcebispos depositaram uma coroa de flores no túmulo do terceiro bispo diocesano de Pouso Alegre, que se encontra na Cripta da Catedral.

Ao final da celebração, foi feito um agradecimento especial a Comissão do Centenário de Octávio, que arduamente trabalhou na elaboração de textos, exposição fotográfica e um site com informações, fotos e textos e circulares emitidas pelo Bispo. (www.arquidiocese-pa.org.br/otavio100)

Encerrando os festejos, a fanfarra composta por alunos da Escola Municipal Dom Otávio se apresentou na frente da Catedral. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas