Gaudium news > Bispos italianos apresentam mensagem para o Congresso Eucarístico Nacional de Gênova

Bispos italianos apresentam mensagem para o Congresso Eucarístico Nacional de Gênova

Gênova – Itália (Sexta-feira, 15-07-2016, Gaudium Press) De 15 a 18 de setembro Gênova será sede do 26º Congresso Eucarístico Nacional com o tema “Eucaristia, fonte da missão… Em sua misericórdia a todos veio salvar”. Por ocasião deste evento a Conferência Episcopal Italiana (CEI) apresentou a mensagem dos Bispos do país para este encontro Eucarístico; acontecimento que ocorrerá dentro do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

Bispos italianos apresentam mensagem para o Congresso Eucarístico Nacional de Gênova.jpg

“Este importante encontro ocorre dentro do ano jubilar lançado pelo Papa Francisco para convidar a cada indivíduo e as comunidades a abrirem-se de um modo mais convincente e generoso ao dom da misericórdia de Deus, fonte inesgotável de cada renovação pessoal e comunitária”, escrevem os Bispos do Conselho Episcopal Permanente da CEI ao iniciar a mensagem.

Depois prosseguem: “A Eucaristia, que faz presente para nós o dom pascal da misericórdia do Senhor, nos leva a anunciá-lo a todos, dando a Igreja e a cada fiel um forte impulso missionário. O Congresso Eucarístico e o ano jubilar nos fazem viver uma renovada experiência de Deus, que ‘sai’ de si mesmo para salvar-nos, e na Eucaristia se faz vizinho, nos salva e nos impulsiona a ‘sair’ de nós mesmos para anunciá-lo e fazê-lo próximo aos irmãos”.

Com o propósito de animar a reflexão em preparação ao Congresso Eucarístico, os Bispos distribuíram a carta em quatro temas principais: “A Oração Eucarística IV: a misericórdia de Deus na história da Salvação”; “Redescobrindo a riqueza: da celebração eucarística para a vida da Igreja”; “Eucaristia e transformação missionária da Igreja”; e “Com o dom de Deus na história”.

Esta mensagem está disponível em formato digital acessado através do website do Episcopado Italiano. Também está disponível a versão impressa.

O Congresso, que se realizará também em cada Diocese da Itália, será inaugurado com uma Solene Missa na Praça Matteotti que terá lugar às 20h30 do dia 15 de setembro. Após a celebração, seguirá a Procissão Eucarística até a Catedral de São Lorenço, onde será dada a bênção com o Santíssimo Sacramento. A Eucaristia será presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova, Presidente da CEI e delegado do Papa para o evento.

Para a sexta-feira, 16 de setembro, estão previstos vários encontros, começando às 09h com a Missa e jornada de Adoração Eucarística na Catedral. Posteriormente, das 10h30 às 12h30 ocorrerão várias Obras de Misericórdia em 25 lugares da cidade e com a participação das delegações das diversas dioceses. Na parte da tarde, das 16h até às 18h, seguirá a Celebração Penitencial em várias igrejas de Gênova. Para as 20h30 está previsto um concerto, e às 21h uma jornada de Adoração Eucarística na Igreja de São Mateus, que se estenderá até às 08h do dia seguinte.

No sábado, 17, além da Santa Missa, haverá uma peregrinação religiosa no centro histórico de Gênova e catequese com os Bispos Italianos em algumas igrejas do centro. Como evento principal se levará a cabo uma Solene Adoração Eucarística com a Bênção no ‘Porto Antigo’, além da Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral. A jornada culminará com um evento juvenil e Adoração Eucarística por toda a noite.

O Congresso Eucarístico Nacional se encerrará com uma Missa Solene que ocorrerá na Plazoleta Kennedy no domingo 18 de setembro, às 10h30. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas