Gaudium news > Misericórdia na Arte: itinerário jubilar em Roma

Misericórdia na Arte: itinerário jubilar em Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 19-07-2016, Gaudium Press) Por ocasião do Ano Jubilar instituído pelo Papa Francisco -Roma, Capital, com a organização do Centro Europeu de Turismo e Cultura e com o patrocínio do Ministério de Bens e Atividades Culturais- se desenvolve na capital italiana, a exposição “Misericórdia na arte. Itinerário jubilar das Obras mestras de grandes artistas da Itália”.

Misericórdia na Arte.jpg
Retábulo da Misericórdia, Piero della Francesca.

“O tema da Misericórdia, que constitui o coração do pensamento cristão, foi objeto de tantas obras de arte, desde pinturas a esculturas (…) que representam por uma parte a Mãe da Misericórdia, aquela Virgem que acolhe com seu manto ao povo cristão, como uma mãe que protege, defende e ajuda a sua prole, e por outro lado as Obras de Misericórdia Corporais, que Cristo menciona e que o bom cristão deve cumprir”, explicam os organizadores.

A mostra, inaugurada no dia 31 de maio e que permanecerá aberta até o dia 27 de novembro nos ‘Musei Capitolini’, consta de um itinerário jubilar dividido em duas seções principais: A Virgem da Misericórdia e as Sete Obras de Misericórdia Corporais.

Como seu nome indica, a primeira seção destaca várias das principais obras artísticas nas quais se representa a Virgem e Mãe de Misericórdia, cujo apelativo ‘Mater Misericodiae’ é muito antigo, surgindo, provavelmente, entre os séculos V e VI.

Entre as Obras se destaca o “Retábulo da Misericórdia” de Piero della Francesca, que se encontra em Borgo Santo Sepulcro. Ali aparece a Virgem com um grande manto com o qual acolhe ao Povo de Deus.

Entretanto, na seção das Sete Obras de Misericórdia Corporais estão representadas pinturas e esculturas que ilustram várias obras de misericórdia, entre as quais se encontra uma pintura de Pierre Subleyras do Museu de Roma.

A Obra mais célebre e que melhor reflete o tema da misericórdia é a pintura de Caravaggio que fala da Parábola do Filho Pródigo, ou do Pai Misericordioso. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas