Gaudium news > Papa: mensagem pelos 800 anos da Ordem Dominicana

Papa: mensagem pelos 800 anos da Ordem Dominicana

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20/07/2016, Gaudium Press) – Em mensagem dirigida ao Mestre Geral da Ordem Dominicana, Frei Bruno Cadore e a todos os frades participantes no Capítulo Geral 2016, reunidos na cidade italiana de Bolonha, na Itália, o Santo Padre sublinha a importância da “misericórdia” como fator de credibilidade para a ação da Igreja Católica.

santo-domingos-de-gusmao-4.jpg

Misericórdia

No telegrama enviado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, Francisco afirma que “O pilar que sustenta a vida da Igreja é a misericórdia: toda a sua ação pastoral deve ser envolvida pela ternura e nenhum anúncio ou testemunho no mundo pode ser privado da misericórdia”.

O Pontífice ainda ressalta em sua mensagem que “A credibilidade da Igreja passa através das vias do amor misericordioso e compassivo que dá nova vida e coragem para olhar ao futuro com esperança”.

Capítulo dos Dominicanos

A Ordem Dominicana está celebrando um ano jubilar por ocasião de seus 800 anos de fundação quando tem em evidência o tema ‘Enviados para pregar o Evangelho’.

Francisco expressa em sua mensagem o desejo de que todos os que seguem o carisma de São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da Ordem dos Pregadores, “compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade”, possam testemunhar a misericórdia, para que a sociedade de hoje possa “redescobrir a urgência da solidariedade, do amor e do perdão”.

O Capítulo geral de Bolonha 2016 teve início em 16 de julho e se encerrará em 5 de agosto, quando seus participantes terão uma audiência especial com o Papa.

Neste ano jubilar, o que os filhos de São Domingos celebram é o 8.º centenário da confirmação da Ordem Dominicana por parte do Papa Honório III, em 22 de dezembro de 1216. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas