Gaudium news > Colômbia acolherá Curso de Música Litúrgica

Colômbia acolherá Curso de Música Litúrgica

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 21-07-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Bogotá, em união com o Centro Cultural Francisco de Assis e a Fundação Música nos Templos, e com o apoio da Pontifícia Universidade Javeriana, realizará a partir do dia 20 de agosto até 27 de maio de 2016 o XIV Curso de Música Litúrgica.

Colômbia acolherá Curso de Música Litúrgica.jpg

Tal como se expõem no informativo do programa acadêmico, o objetivo é o de oferecer uma adequada formação litúrgica, bíblica e musical para os músicos paroquiais ou os que colaboram com as funções litúrgicas nas paróquias.

Seis serão as áreas temáticas que se abordarão durante o curso. A primeira é a área de Liturgia I. Aqui os alunos receberão formação em liturgia fundamental e sacramental de acordo com os critérios da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Isto com o propósito de oferecer aos participantes maiores critérios na hora de selecionar e executar os cantos durante as celebrações litúrgicas.

A segunda área temática é Liturgia II, que consiste em um curso prático onde os participantes poderão conhecer as funções antropológicas do canto e da música, assim como o vocabulário do canto litúrgico: acento, aclamação, Aleluia, antífona, cântico, gradual, polifonia, hino, intro, entre outros, além dos momentos rituais com a música.

Bíblia e Liturgia será a terceira área temática do curso. Dois aspectos que se unem entre si na celebração litúrgica, como se expõem no informativo: “A união entre a Bíblia e a Liturgia é íntima e indissolúvel. O curso estuda cada uma das partes do ordinário da missa, assinalando a presença da Escritura nelas, além da particular importância no lugar que ocupam os salmos na celebração litúrgica”.

Os participantes do curso também aprofundarão sobre a música na história da Igreja, que é o quarto tema do programa acadêmico; e se aproximarão dos elementos da técnica vocal, quinta área temática do curso, onde receberão sobre o coral que apoiam a correta interpretação do repertório das funções litúrgicas.

Finalmente, os participantes aprofundarão sobre a teoria da música para ampliar assim a interpretação do repertório litúrgico, que é a sexta área temática do curso.

O Curso é de 160 horas distribuídas em dois semestres. Uma vez concluído o programa acadêmico, os participantes receberão um certificado que conta com o aval da Pontifícia Universidade Javeriana. As aulas serão ministradas aos sábados a partir das 08h até às 13h30.

Os interessados em realizar este programa acadêmico, que contará com a presença de docentes especialistas, poderão assistir no dia 06 de agosto uma palestra informativa que se realizará às 10h no Centro Cultural Francisco de Assis.

Precisamente este centro, que faz parte da Arquidiocese de Bogotá, tem entre seus objetivos a promoção de processos artísticos, culturais e pedagógicos que se orientam à construção do ser humano na sociedade a partir de uma perspectiva cristã. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas