Gaudium news > Diocese de Votuporanga (SP) terá seu bispo ordenado em outubro

Diocese de Votuporanga (SP) terá seu bispo ordenado em outubro

Votuporanga – São Paulo (Segunda-feira, 25-07-2016, Gaudium Press) “Eu estava recebendo a notícia do novo bispo da minha diocese e ao mesmo tempo recebendo o convite para assumir uma nova diocese”, revelou o Monsenhor Moacir Aparecido de Freitas, em entrevista concedida à Canção Nova. A partir do mês de outubro deste ano, o religioso assume a responsabilidade pela recém-criada Diocese de Votuporanga, no interior de São Paulo.

view.jpg

Na última quarta-feira, 20 de julho, o Papa Francisco erigiu o novo bispado, com território desmembrado das dioceses de São José do Rio Preto e Jales, ambas no Estado de São Paulo.

A sede da nova Igreja particular que fará parte do regional Sul 1 da CNBB está a cerca de 60 quilômetros de Jales e a 80 de São José do Rio Preto.

Ainda no mesmo ato, Francisco nomeou como primeiro bispo da nova Igreja particular o Padre Moacir Aparecido de Freitas.

Pertencente ao clero da Diocese de São Carlos, confessou que, mesmo em meio à alegria, foi um impacto receber a notícia de sua nomeação. “De um lado feliz por ser o novo bispo, mas, por outro lado, também tendo que orientar toda a minha vida nessa nova missão”, disse.

Mesmo com o susto, o Monsenhor Moacir acredita que esta é uma oportunidade de organizar muitos projetos dentro dos princípios e diretrizes da Pastoral da Igreja. “É uma oportunidade de fazer um alicerce mais coerente com essa orientação da Igreja”.

Além disso, citou três características fortes de um bispo e reconhece que a partir do momento que assumir este novo cargo, suas responsabilidades mudarão. “As novas responsabilidades de um bispo são três: de anunciar Jesus Cristo, santificar o povo de Deus para que a graça Dele se mantenha no nosso meio, e apascentar o povo de Deus naquela parcela do povo de Deus em Votuporanga”, explicou.

De acordo com uma publicação veiculada pelo jornal “A Cidade de Votuporanga”, Monsenhor Moacir confirmou sua ordenação episcopal para o próximo dia 11 de outubro, às 19h30, na Matriz do Senhor Bom Jesus, em Ibitinga.

Dom Moacir Aparecido de Freitas

Pertencente ao clero da Diocese de São Carlos, nasceu em 22 de agosto de 1962, em Ibirá, São Paulo. O religioso ingressou aos 12 anos no Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, em José Bonifácio. Depois, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena.

Mais tarde, no dia 11 de dezembro de 1987, o Padre Moacir Aparecido recebeu a ordenação presbiteral.

Atuando na Diocese de São Carlos, exerceu diversas atividades, como vigário paroquial, pároco e capelão. Além disso, foi representante do Conselho de Presbíteros; coordenador da Pastoral Catequética; coordenador diocesano da Comissão Testemunho no projeto Rumo ao Novo Milênio; coordenador da Escola de Teologia para agentes de Pastoral.

Desde 2008, Dom Moacir é diretor espiritual no Seminário de Teologia Casa de Formação São Carlos, em Campinas. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas