Gaudium news > Violência anti-cristã de Boko Haram na Nigéria gera desnutrição em 240 mil crianças

Violência anti-cristã de Boko Haram na Nigéria gera desnutrição em 240 mil crianças

Abuja – Nigéria (Segunda-feira, 25-07-2016, Gaudium Press) O órgão informativo das Obras Missionárias Pontifícias, Fides, alertou que mais de 240 mil crianças no estado de Borno no noroeste da Nigéria padecem desnutrição aguda e tem um maior risco de morte. Esta preocupante situação é devida ao controle territorial do grupo terrorista Boko Haram, que impede a chegada das ajudas à povoação gravemente afetada pela violência.

Violência anti-cristã de Boko Haram na Nigéria gera desnutrição em 240 mil crianças.jpg

As cifras divulgadas pela Fides e estimadas pela Agência das Nações Unidas para a Infância estimam em 244 mil crianças afetadas, com 50 mil infantes em grave perigo de morte. “Morrerá por volta de 134 crianças por dia por causas relacionadas com a desnutrição aguda se não se der uma resposta rápida”, expõem um documento oficial das Nações Unidas, reproduzido pela agência.

A entrada no território da força multinacional criada para conter o avanço do grupo terrorista permitiu o acesso dos organismos de ajuda, que começam a avaliar os graves danos sofridos pelos civis. Cidades completamente destruídas e milhares de pessoas desabrigadas, sem acesso à água potável, alimentos, nem condições de higiene são as primeiras características da difícil vida nos territórios ocupados.

Calcula-se que Boko Haram, tristemente conhecido pelos seus atentados com explosivos a templos católicos durante a celebração da Eucaristia, seja responsável de mais de mil mortes e o deslocamento de milhões de pessoas. Segundo reportagem da Fides, mais de dois milhões de civis ainda estão fora do alcance dos organismos de ajuda. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas