Gaudium news > Peregrinos cariocas vivenciam novas experiências antes da JMJ Cracóvia

Peregrinos cariocas vivenciam novas experiências antes da JMJ Cracóvia

Braga – Portugal (Segunda-feira, 25-07-2016, Gaudium Press) No terceiro dia da preparação para o JMJ, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e a comitiva que participa da Pré-JMJ em Braga, participaram de um momento de devoção à Maria Santíssima.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a celebração da palavra foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Sameiro, em Braga. Os peregrinos, acompanhados de Dom Orani, Monsenhor Joel Portella Amado e Padre Ramon Nascimento da Silva, foram acolhidos pelo Monsenhor Joaquim Morais da Costa.

“O dia de hoje é de oração, é um grande retiro espiritual, mais orante, mais escuta, mais contemplação, momento de deixar com que caia no coração e mastiguemos tantas experiências, tantas coisas que nós ouvimos e vimos nesses dias como uma marca de carimbo que permaneça no coração para sempre”, explicou Dom Orani.

Depois, os participantes fizeram uma trilha até o Santuário do Bom Jesus. Eles subiram uma extensa escadaria que tem uma altura 116 metros, caminho que é usado por parte dos fiéis para realizar seu momento de oração e devoção.

Encerrando as atividades do dia, ocorreu a cerimônia de envio junto aos jovens bracarenses, e em seguida, uma reunião com o grupo brasileiro para orientações sobre a missão do dia seguinte.

“O dia de hoje é um dia de oração é um grande retiro espiritual, mais orante, mais escuta mais contemplação de deixar com que caia no coração e nós mastiguemos tantas experiências, tantas coisas que nós ouvimos e vimos nesses dias como um carimbo que permaneça no coração para sempre”, explicou o Cardeal do Rio de Janeiro.

O fundador do Santuário Nossa Senhora do Sameiro, vigário Martinho Antônio Pereira da Silva, ficou responsável por colocar no cume da montanha a Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Vale ressaltar que Braga foi a primeira cidade a dedicar um monumento de devoção, após a proclamação do dogma mariano, em 8 de dezembro de 1854. Por ocasião aos 150 anos do dogma, o então Papa João Paulo II, através do seu delegado Dom Eugênio de Araújo Sales, presenteou o santuário com uma rosa de ouro.

Considerado o terceiro maior templo de veneração mariana no mundo, o Santuário Nossa Senhora do Sameiro é visitado por milhares de fiéis e devotos de todo o mundo. No ano de 2013, quando completou 150 anos, o Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, recebeu a relíquia de São João Paulo II, que atualmente se encontra exposta na basílica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas