Gaudium news > Fiéis de Minas Gerais celebram os 80 anos de paróquia dedicada a Santana

Fiéis de Minas Gerais celebram os 80 anos de paróquia dedicada a Santana

Belo Horizonte – Minas Gerais (Terça-feira, 26-07-2016, Gaudium Press) A comunidade mineira celebrou no último dia 24 de julho os 80 anos da Paróquia Santana, no bairro Serra. Com alegria e devoção, centenas de fiéis locais e da Igreja visitante de São Vicente e São Sebastião, se reuniram para festejar essa importante marca.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a celebração foi presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e concelebrada por sacerdotes das duas comunidades de Fé.

Dom Walmor ressaltou a importância dos 80 anos de evangelização da Paróquia Santana, considerada a casa da Palavra, da oração, do acolhimento e do ensinamento para a população da região.

Para o arcebispo, a comunidade “significa a confirmação de uma história de vida e do evangelho na sociedade, o que é um grande desafio”.

Em seguida, lembrou que o anúncio do Evangelho precisa ser dinâmico e que muito pode ser feito para que a paróquia comunique ainda mais e melhor o Evangelho. “Olho para os prédios vizinhos e me pergunto: quantas pessoas ali têm a vivência do Evangelho? Então é preciso irmos até essas pessoas, ser igreja em saída, presente em cada casa, como nos pede o Papa Francisco”.

“Cada casa é uma Igreja, por oferecer a cada pessoa a habilidade necessária para dar conta de sua tarefa”, disse Dom Walmor, ao destacar que Santana e São Joaquim, avós de Jesus cumpriram esse papel no projeto de Deus-Pai. “Foram eles que deram todo o respaldo para a Virgem Maria dar a resposta que deu, ao anjo enviado por Deus. A graça, nela, pôde atuar porque encontrou em Maria o respaldo tecido pelos pais. Esse é o papel dos pais e avós” completou.

Após a cerimônia, houve o momento em que a Imagem de Santana percorreu a região do bairro Serra, em um caminhão do Corpo de Bombeiros, seguida por uma carreata. Mais tarde, o pároco, Padre Danilo César, celebrou a Santa Missa de encerramento da festividade.

A data dedicada a Santana no calendário da igreja é o dia 26 de julho. Contudo, segundo o Padre Danilo, a celebração ocorreu no domingo, dia 24, pelo fato de ser pastoralmente mais apropriado.

Durante toda a semana, os fiéis se reuniram em oração, preparando-se para a festa. No sábado, véspera do grande dia, ocorreu vigília e uma confraternização da comunidade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas