Gaudium news > Testemunha da Misericórdia: reflexão do Cardeal Sarah sobre Santa Maria Madalena

Testemunha da Misericórdia: reflexão do Cardeal Sarah sobre Santa Maria Madalena

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-07-2016, Gaudium Press) O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Robert Sarah, escreveu um artigo para a edição italiana de L’Osservatore Romano na véspera da Festa de Santa Maria Madalena, instituída para a Igreja universal pelo Papa Francisco no dia 22 de julho. O purpurado refletiu no título de “De apostolorum apostol” (Apóstolo dos Apóstolos) com o qual à honra a Liturgia, seguindo a definição de São Tomás de Aquino.Testemunha da Misericórdia reflexão do Cardeal Sarah sobre Santa Maria Madalena.jpg

“Desejo refletir em duas atitudes da Santa que estão no coração do novo Prefácio e nos textos da Missa e os quais podem ajudar a todos os cristãos, homens e mulheres, a aprofundar seu compromisso como seguidores de Cristo: a Adoração e a Missão”, afirmou o Prefeito. A apresentação do testemunho da Santa durante a vida de Jesus justifica o prêmio de conhecer e anunciar a Ressurreição de Cristo aos Apóstolos.

As leituras da Missa, tomadas do Cântico dos Cânticos, o Salmo 63 e a Segunda Carta aos Coríntios expressam a espiritualidade da Santa. “O amor é o que caracteriza a vida de Santa Maria Madalena”, explicou o Cardeal. “É o amor o que deve caracterizar nossas vidas como cristãos, como verdadeiros amigos de Jesus. Um amor que nos conduza a buscar ao Senhor. Este é o único programa válido para a Igreja”. A busca de Jesus Cristo por parte da Santa tem o objetivo de adorá-lo.

“A Adoração tem lugar primeiro. Maria Madalena nos recorda a necessidade de recuperar a primazia de Deus e a primazia da Adoração na vida da Igreja e na celebração litúrgica”. O purpurado reiterou seu chamado a orientar a celebração litúrgica no mistério da Eucaristia sem dar a preponderância a aspectos complementares como a música que não devem ocupar o lugar central da adoração”.

A virtude da Adoração é seguida pela segunda característica da Santa: fazer conhecer a Cristo. Santa Maria Madalena recebeu o cargo por parte de Jesus de anunciar a Ressurreição aos Apóstolos e “sai de si mesma para ir a Cristo com adoração e missão”, expôs o Cardeal Sarah, citando as palavras do Papa Francisco, a adoração e o serviço não podem ser separados, mas “tem que ir de mãos dadas. Adorar ao Senhor e servir aos demais, sem deixar nada para si”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas