Gaudium news > Misericórdia é tema de reflexão durante formação missionária no Nordeste

Misericórdia é tema de reflexão durante formação missionária no Nordeste

Crato – Ceará (Quarta-feira, 27-07-2016, Gaudium Press) A Diocese de Crato encerou na última sexta-feira, 22, a 8ª edição da Formação Missionária para Seminaristas do Nordeste (Formise).

Gaudium Press.jpg

O evento, que teve início no dia 18 de julho, reuniu centenas de religiosos para um momento de partilha de experiências e reflexão sobre a misericórdia, tema que está em evidência devido o Ano da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

O evento ocorreu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, e reuniu aproximadamente 160 seminaristas vindos dos Estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia e Belém do Pará.

“Esta foi uma das melhores edições do Formise pela organização, articulação e, sobretudo, pela participação em número e qualidade. A temática também foi muito bem escolhida dentro do ano jubilar da misericórdia ‘Vocacionados do Pai, missionários da misericórdia'”, afirmou o Padre Jaime Patias, secretário da Pontifícia União Missionária.

“Nós das Pontifícias Obras Missionárias ficamos muito contentes com este oitavo FORMISE, o Nordeste está de parabéns. A Diocese de Crato respondeu a altura do que esperávamos, nota 10”, completou.

Além disso, o Padre Jaime parabenizou a iniciativa de incluir na programação a apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como a romaria à Juazeiro do Norte.

Na Santa Missa de encerramento do encontro, Dom Gilberto Pastana recordou o período em que esteve no seminário, fazendo memória dos padres que influenciaram em sua formação. “É necessário compreender o que o Senhor nos diz e essa compreensão passa pela dimensão comunitária. Devemos fazer a leitura da vontade de Deus na comunidade. Precisamos lançar a semente”, disse.

O lançar a semente, conforme Dom Gilberto, é ter a capacidade de deixar tudo para se tornarem pastores segundo o coração de Deus. “O seguimento a Jesus é constante. O Senhor está sempre nos fazendo. Devemos ser profetas que anunciam denunciando”.

Dom Gilberto chegou a Diocese de Crato no último domingo, 17 de julho. Na ocasião, foi apresentado aos fiéis como bispo coadjutor em celebração solene presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico.

Agora, a Diocese de Garanhuns, em Pernambuco, é quem receberá a próxima edição do Formise, entre os dias 3 e 7 de julho de 2017. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas