Gaudium news > Caminho de Santiago bate recorde de peregrinos por ocasião da Festa de seu Patrono

Caminho de Santiago bate recorde de peregrinos por ocasião da Festa de seu Patrono

Compostela – Espanha (Quarta-feira, 27-07-2016, Gaudium Press) 2016 tem sido um ano de grande peregrinação no Caminho de Santiago, Espanha, uma das rotas religiosas mais emblemáticas da cristandade. Segundo reportou o Gabinete do Peregrino de Santiago de Compostela, na semana anterior à Solenidade de Santiago Apóstolo celebrada no dia 25 de julho, 8.235 peregrinos credenciados chegaram à cidade através do Caminho em suas diferentes rotas. Este número supera os 7.735 de 2015 e os 8.080 do Ano Santo Jacobino mais recente: 2010.

Caminho de Santiago bate recorde de peregrinos por Festa de seu Patrono.jpg

Só na véspera da Festa patronal, 24 de julho, chegaram 6.100 peregrinos a pé, enquanto se registaram 33.039 desde o dia 1ª de julho, segundo reportou ‘Religión en Libertad’. A rota completa da peregrinação soma umas 27 jornadas de caminho desde Saint Jean Pied de Port, França, até a capital da Galícia, no extremo ocidental da Espanha. Existem várias rotas que se unem na chegada a Santiago e cada peregrino decide o número de dias que deseja caminhar de acordo com seu tempo e sua capacidade física. Um grande número de peregrinos manifesta seu desejo de repetir a experiência.

Apesar de muitas pessoas começarem o Caminho de Santiago sem uma motivação religiosa autêntica, a peregrinação produziu não poucas conversões e provê numerosas ocasiões para o encontro com a Fé. Tradicionalmente, todos os peregrinos chegam à Basílica de Santiago, onde tem contato com a Liturgia católica e, no caso dos numerosos devotos que realizam este trajeto com um espírito penitencial e de oração, podem ganhar a Indulgência Plenária durante o Ano Santo da Misericórdia e em diversas oportunidades concedidas aos peregrinos à Basílica.

Dentre os vários testemunhos de peregrinos divulgados por ‘Religión en Libertad’ incluem o de uma jovem, Mayeom, proveniente da Coreia do Sul, que pediu a viagem ao Caminho de Santiago como presente de graduação. Para chegar à Basílica percorreu a pé o Caminho Francês completo junto à sua mãe no que constitui sua primeira visita à Espanha. Numerosas peregrinações que incluem delegações de estudantes e paróquias selecionam os povoados próximos à cidade como ponto de partida para fazer jornadas mais ligeiras que facilitam a participação de crianças e pessoas da terceira idade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas