Gaudium news > Diocese filipina recebe autorização para iniciar causa de beatificação de sacerdote mártir

Diocese filipina recebe autorização para iniciar causa de beatificação de sacerdote mártir

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 27-07-2016, Gaudium Press) Dom Severo Caermare, Bispo de Dipolog, Filipinas, recebeu o ‘Nihil Obstat’ da Santa Sé para dar início à Causa de beatificação do sacerdote jesuíta Padre Francesco Palliola, assassinado durante seu trabalho missionário nas Filipinas há 368 anos. Apesar do passar do tempo, sua fama de santidade persiste entre os povoadores locais, que o consideram um mártir e peregrinam ao lugar de sua morte.

Diocese filipina recebe autorização para iniciar causa de beatificação de sacerdote mártir.jpg

O porta-voz da Diocese, Padre Patrick Dalangin, explicou à ‘CBCP News’ que o documento marca o avanço de uma passagem indispensável no processo, iniciado por Dom Caermare no dia 06 de janeiro com a abertura oficial da Investigação Canônica sobre a Vida, Virtudes e Martírio do Padre Palliola. O sacerdote é recordado por seu zelo missionário, que o levou a aprender Visayanés e depois Subabeno ao descobrir a dificuldade para ensinar a Fé usando primeiro dialeto ao evangelizar a comunidade Liumad. O sacerdote é conhecido como o primeiro europeu a poder expressar-se nestas duas línguas.

Nascido em 1612 na Itália, o Servo de Deus entrou na Companhia de Jesus em 1637, viajou a Manila, Filipinas em 1643 e foi enviado a Dapitan em 1644. O sacerdote estabeleceu várias missões e deixou o cargo de José Sánchez às comunidades já estabelecidas para dedicar-se em cheio aos Liumad. Fundou capelas em territórios distantes como Zamboanga do Norte e Zamboanga do Sul. Finalmente, foi assassinado por um nativo apóstata a quem tentou conseguir seu retorno à Fé Cristã; Segundo os testemunhos da época, faleceu perdoando aos seus inimigos e firmemente aferrado ao Santo Rosário e o Crucifixo que portava desde a Europa.

Os fiéis de Zamboanga do Norte conservam sua memória e o veneram como a um pai protetor da região e inclusive uma rua no povoado de Manukan leva seu nome. Dom Caermare solicitou aos fiéis católicos orarem pelo êxito das investigações sobre a vida do missionário e sua pronta Declaração de Martírio e Beatificação. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas