Gaudium news > Bispos das Filipinas realizam campanha para acabar com execuções extrajudiciais

Bispos das Filipinas realizam campanha para acabar com execuções extrajudiciais

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 28-07-2016, Gaudium Press) A Comissão Episcopal sobre Laicado da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas (CBCP), lançou no dia 25 de julho uma campanha intitulada “Não matarás” que busca acabar com a marcada tendência de aumento das execuções extrajudiciais no país. Os prelados rejeitaram o “vigilantismo” que resulta na morte sem direito a julgamento dos suspeitos de estarem envolvidos em atividades criminais.

Bispos das Filipinas realizam campanha para acabar com execuções extrajudiciais.jpg

“Você não pode fazer algo bom cometendo um ato mal. Você não pode eliminar o crime se vai cometer outro crime. Matar é um crime”, afirmou o Presidente do Comitê e Bispo auxiliar de Manila, Dom Broderick Pabillo. “Desde maio, 400 pessoas foram assassinadas, mais ou menos 20 pessoas por dia. Essa é uma estatística de crime grande”. O início da campanha foi marcado por uma Missa pelas vítimas das execuções e suas famílias. Alguns parentes anônimos das vítimas estiveram presentes na celebração.

Os Bispos recordaram que apesar das condições existentes nas quais o uso de força letal é moralmente admissível, como a legítima defesa, não se pode permitir o assassinato que se realiza por troca de dinheiro como parte da caça de uma recompensa. O chamado dos prelados está sustentado na “razão e humanidade” e recorda que “a suspeita nunca é o equivalente moral da certeza, e o castigo somente pode ser administrado sobre a base da certeza”.

“É dever moral de cada católico, de cada cristão, reportar todas as formas de vigilantismo dos quais tenha conhecimento pessoal”, afirmaram os prelados, que sem embargo reconheceram o esforço e riscos dos membros das forças da ordem no desenvolvimento de seu trabalho. “A Igreja conta com eles para o florescimento de uma sociedade onde todos desfrutem as bênçãos de um regime sob as leis que sejam justas e instituições que sejam imparciais”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas