Gaudium news > “Live in Salvador” atrai cerca de 1,7 mil jovens em sintonia com a JMJ Cracóvia

“Live in Salvador” atrai cerca de 1,7 mil jovens em sintonia com a JMJ Cracóvia

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 01-08-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Salvador ofereceu uma opção viável os mais de 1,7 mil jovens que não puderam viajar para Cracóvia, local no qual aconteceu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

view.jpg

Reunida neste final de semana, mais precisamente nas ruas da Cidade Baixa, a região que compreende o Santuário da Imaculada Mãe de Deus (Irmã Dulce) e a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, a juventude soteropolitana teve a oportunidade de participar da “JMJ Live in Salvador”, evento em consonância com o encontro mundial na Polônia.

Organizado pelo Setor Juventude e em comunhão com o Papa Francisco, a “Live in Salvador” proporcionou aos jovens que estiveram na capital baiana a mesma experiência de partilha.

“A graça da JMJ chega a todos os jovens, independentemente de que estejam ou não na Polônia. É uma proposta dos jovens para os jovens, um momento de comunhão ao redor do Papa e da nossa Igreja Particular, por isso os jovens não podem ficar fora”, afirmou o bispo auxiliar Dom Gilson.

O assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Josuel Jesus, explicou que o evento em Salvador pretendia cumprir o mesmo intuito da jornada que estava acontecendo em Cracóvia.

Na época, o presbítero falou que o Setor Juventude arquidiocesano “espera que esse encontro possa proporcionar aos jovens viver, o mais próximo possível, das experiências que são vividas quando se está participando de uma Jornada Mundial da Juventude: verdadeiras oportunidades de encontro com a pessoa de Cristo”.

Dentre as atividades preparatórias para a Live, aconteceu a peregrinação de uma cruz, que foi entregue aos jovens pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, no Domingo de Ramos.

Ao todo, 11 cruzes peregrinaram pelas 112 paróquias da Arquidiocese de Salvador, bem como na Área Pastoral e na quase paróquia.

Na programação da “JMJ Live in Salvador”, os jovens chegaram na sexta-feira, 29, pela manhã, e foram acolhidos na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, em Alagados.

No local, houve o credenciamento, seguido de uma palestra sobre a cruz e a misericórdia e a Adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde, ocorreu a recitação do Terço da Misericórdia e apresentações sobre São João Paulo II e um musical. Depois, a Santa Missa encerrou esse momento.

Prosseguindo com as atividades, os jovens se dirigiram para o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Lá, aconteceu também o acolhimento e credenciamento dos peregrinos.

Na noite daquele dia, os participantes da Live meditaram sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante as estações da Via-Sacra.

No sábado, 30, a juventude baiana acompanhou as catequeses em cinco locais diferentes, conduzidas por Dom Murilo Krieger, pelos bispos auxiliares de Salvador Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino, e pelo Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian.

Logo após a catequese, houve a celebração de uma Missa, seguida da transmissão da Vigília com o Papa Francisco, que estava acontecendo em Cracóvia.

Nesse dia, os jovens fizeram parte de diversas apresentações artísticas e culturais durante a realização do Angelus e do Festival da Juventude.

Já na madrugada do sábado para o domingo, os participantes estiveram reunidos em oração no próprio colégio São José.

Na manhã do dia 31 de julho, ocorreu a transmissão da Missa de envio presidida pelo Santo Padre.

Encerrada a cerimônia em Cracóvia, os jovens da Bahia que estiveram na “Live” partiram em direção à Colina Sagrada em peregrinação. Juntos, eles participarem do Jubileu da Juventude e da Missa presidida por Dom Murilo.

A “JMJ Live in Salvador” foi concluída após a passagem dos jovens pela Porta da Misericórdia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas