Gaudium news > Exposição pelos 60 anos do Museu de Aparecida apresenta tesouros de valor histórico e sacro

Exposição pelos 60 anos do Museu de Aparecida apresenta tesouros de valor histórico e sacro

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 03-08-2016, Gaudium Press) Prestes a completar 60 anos no próximo mês de setembro, o Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na torre do Santuário Nacional, guarda uma extensa história, visível nos elementos e peças que estão em destaque para o público que costuma frequentá-lo.

Gaudium Press.jpg

Durante os últimos dias, diversas atividades estão sendo preparadas para celebrar as seis décadas de criação do espaço.

Atualmente, o local guarda vários tesouros de valor histórico e sacro, como os paramentos litúrgicos utilizado pelos três papas que passaram por Aparecida (São João Paulo II, Bento XVI e Francisco), e as correntes do milagre do escravo Zacarias e pedra retirada da Matriz Basílica, que reconta a história do cavaleiro que desafiou Nossa Senhora.

Uma das ideias para celebrar os 60 anos de fundação do museu será a montagem da exposição no piso térreo trazendo peças do acervo arqueológico, fazendo memória a principal paixão da professora Conceição Borges Ribeiro, criadora do Museu.

Além disso, durante todo o mês, serão realizadas palestras aprofundando os acervos expostos atualmente no espaço.

Para as escolas locais, a programação destina atividades educativas, com a proposta de resgatar e valorizar a história do Vale do Paraíba. Além disso, poderão ser realizadas visitas monitorados pré-agendadas.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Com mais de 59 anos de história, o Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com a benção do então primeiro arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta.

Um detalhe curioso é que a maioria dos objetos que figuram no espaço foram reunidos pela professora Conceição Borges Ribeiro, que na época fez a coleta dessas peças que estavam espalhadas pela região.

Contudo, o primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida, que mais tarde veio a ser transferido para a Galeria do Hotel Recreio, permanecendo até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967.

Logo em sua primeira versão, o museu chegou a reunir um acervo diversificado, contando com seções de arte popular, numismática, selos religiosos, mineralogia, além de utensílios que pertenceram a Titulares do Império.

Além disso, o Museu Nossa Senhora Aparecida realiza diversos eventos comemorativos e destaques expositivos temporários referentes a Igreja Católica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas