Gaudium news > Bispos recém-ordenados participam de encontro da CNBB

Bispos recém-ordenados participam de encontro da CNBB

Brasília (Terça-feira, 09-08-2016, Gaudium Press) Nomeados desde outubro do ano passado para a Igreja no Brasil, os 20 novos membros do episcopado participam desde segunda-feira, 8 de agosto, da 27ª edição do Encontro para Novos Bispos, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Na sede da CNBB em Brasília, os participantes têm a oportunidade de conferir exposições, palestras e testemunhos sobre as atribuições e o ministério episcopal. Em todos os dias haverá celebração eucarística e meditação da liturgia das horas.

O propósito do encontro é “estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna” entre os novos membros do episcopado. Além disso, a formação procura “aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo e possibilitar o conhecimento da sede, das estruturas, dos trabalhos e serviços que acontecem na CNBB”, sendo assim uma oportunidade de contato pessoal com as várias comissões pastorais e assessores da Conferência.

Durante o evento, serão realizadas discussões acerca de assuntos relacionados ao episcopado. Por exemplo, o Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, falará sobre visita pastoral. Por sua vez, o bispo auxiliar de Brasília e secretário gera da Conferência, Dom Leonardo Ulrich Steiner, comentará as perspectivas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Por fim, o Arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo, conduzirá palestra sobre “O bispo e a sua missão”.

Ainda na agenda de exposições, o bispo de Montenegro, no Rio Grande do Sul, Dom Paulo Antônio De Conto, apresentará seu testemunho como bispo.

Depois, o bispo de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach, irá oferecer orientações sobre Direito Canônico, assim como o bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, que falará sobre Liturgia.

Além disso, a programação ainda prevê uma palestra com o bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros, seguido por um momento de diálogo com o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Ao longo desta semana, os novos bispos farão visitas às sedes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), do Centro Cultural Missionário (CMM) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e também à Catedral Metropolitana de Brasília e ao Congresso Nacional. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas