Gaudium news > Falece na China outro Bispo “subterrâneo”: Dom Huang Shoucheng

Falece na China outro Bispo “subterrâneo”: Dom Huang Shoucheng

Xiapu – China (Terça-feira, 09-08-2016, Gaudium Press) Dom Vincenzo Huang Shoucheng, Bispo de Xiapu, China, faleceu aos 93 anos de idade concluindo seu ministério de forma clandestina devido a repressão das autoridades civis que lhe fizeram passar 35 anos de sua vida no cárcere, em trabalhos forçados e em prisão domiciliar. Sua vida foi qualificada pelo órgão de informação das Obras Missionárias Pontifícias, Agência Fides, como “um testemunho heroico de Fé, de fidelidade incondicional ao Sucessor de Pedro e de comunhão profunda com a Igreja Universal”.

Falece na China outro Bispo ?subterrâneo? Dom Huang Shoucheng.jpg

O defunto prelado foi responsável por um notável crescimento da Diocese de Xiapu, cujo governo desempenhou a partir da clandestinidade, mantendo reuniões com sacerdotes e religiosos, supervisionando a formação dos novos presbíteros, religiosos e leigos. Seu funeral foi levado a cabo no dia 02 de agosto na Catedral local, com a presença de milhares de fiéis.

Dom Huang Shoucheng foi ordenado Bispo coadjutor de Xiapu em 1985, ocupando esta Sede em 2005 após a morte do Bispo Dom Xie Shiguang. Seguindo este costume para garantir a sucessão episcopal em um ambiente de limitação da liberdade religiosa, o Bispo ordenou em 2008 ao seu próprio Coadjutor, Dom Vincenzo Guo Xijin, que assume o governo da Diocese em sua ausência.

Nascido em 1923, frequentou o seminário menor de Luojiang e se preparou para o sacerdócio no seminário maior de Fuzhou, sendo ordenado em 1949. Dos 60 anos de ministério sacerdotal, mais da metade foram passados em algum tipo de reclusão. Na etapa final de sua vida, teve que ingressar em um hospital, mas após uma pequena recuperação pediu para ser levado à sua casa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas