Gaudium news > Ano Sacerdotal estimula vocações religiosas em Mariana

Ano Sacerdotal estimula vocações religiosas em Mariana

Mariana – Minas Gerais (Quarta-feira, 10-08-2016, Gaudium Press) O Ano da Vocação Sacerdotal na Arquidiocese de Mariana terá sua abertura oficial na próxima segunda-feira, 15 de agosto, na igreja de Nossa Senhora do Carmo. Inspirado no tema “Permanecei no meu amor”, o evento congregará ainda os festejos pelos 49 anos de ordenação sacerdotal do Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Gaudium Press.jpg

No dia 21 de agosto, todas as paróquias e comunidades são convidadas a celebrar a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal.

A finalidade deste encontro será promover a animação vocacional de todas as comunidades da Arquidiocese, por meio de momentos celebrativos e formação vocacional.

“Não se deseja apenas valorizar a vocação sacerdotal, mas, todas as vocações específicas para o serviço da Igreja. No entanto, a proposta é que através do testemunho alegre do bispo, dos presbíteros e diáconos se motive os jovens a quererem seguir ao Senhor, através de uma busca sincera de discernimento no chamado na própria vida. Para o trabalho de animação vocacional contribuição especial darão os seminaristas e vocacionados que vivem a experiência do discernimento em nossas casas de formação e poderão testemunhar aos outros jovens a alegria de estarem no itinerário de quem se sente chamado e vai respondendo ao Senhor com convicção e maturidade”, ressaltou o reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno.

A proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular havia sido apresentada por Dom Gerando durante o Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março deste ano.

Segundo o Padre Valter, “com este Ano da Vocação Sacerdotal se deseja vivenciar em nossas comunidades a comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo, em 15 de agosto de 2017. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro. Caberá ao Seminário Arquidiocesano promover junto às instâncias da Igreja este tempo forte de oração”.

Semana de Animação Vocacional

Ao longo do Ano da Vocação Sacerdotal arquidiocesano, serão realizadas várias atividades como a Semana de Animação Vocacional, a ser realizado em todas as paróquias de Mariana de dezembro de 2016 a julho de 2017.

O reitor do Seminário São José contou que “os seminaristas serão enviados a todas as paróquias para um trabalho de promoção e animação vocacional. Em dezembro a data será de 11 a 18. O desejo é que os vocacionados sejam acolhidos nas paróquias e vivam momentos intensos de encontro com as lideranças leigas, com os jovens (especialmente os crismandos), com as famílias e, onde houver, com o grupo de coroinhas”.

Horas Santas Vocacionais

Além disso, as horas santas vocacionais serão celebradas nas paróquias da arquidiocese. “Seguindo o costume que já existe em muitas comunidades de celebrarem horas santas toda quinta feira. Sugerimos que toda primeira quinta-feira de cada mês seja celebrada uma hora santa pelas vocações sacerdotais. Para isso, o seminário está oferecendo às paróquias um roteiro preparado pelas casas de formação”, acrescentou o Padre Valter.

Outras atividades como a Jornada Vocacional a ser realizada em 7 de maio de 2017 com a coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV), bem como a celebração do dia do seminário, neste ano em 6 de novembro, e a peregrinação do seminário à Basílica do Bom Jesus, em Congonhas, no dia 9 de setembro, também fazem parte da programação do evento arquidiocesano. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas