Gaudium news > Sacerdote nos EUA oferece formação para a atenção pastoral de vítimas de terrorismo

Sacerdote nos EUA oferece formação para a atenção pastoral de vítimas de terrorismo

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 11-08-2016, Gaudium Press) Dom Stephen Rossetti, sacerdote e psicólogo membro da Escola de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade Católica da América nos Estados Unidos, oferecerá no próximo dia 31 de agosto um seminário gratuito através da Internet sobre a atenção pastoral de vítimas de terrorismo e desastres naturais. O título do estudo é “Pastoreando em tempos trágicos: cuidar de si mesmo e dos demais no trauma” e será ministrado através do Instituto São Lucas de Maryland.Sacerdote nos EUA oferece formação para a atenção pastoral de vítimas de terrorismo.jpg

O sacerdote tem, além de sua formação pastoral e acadêmica, experiência na pastoral na tragédia do furacão Katrina em 2005. Alguns dos sacerdotes que receberam treinamento nestes cursos serviram em ocasiões de tragédia como o tiroteio de Orlando, Flórida. “Olhei para o número de Dioceses (nos Estados Unidos) que no último ano foram afetadas diretamente pelo terrorismo e tragédias. Eu creio que cada Diocese, cada ordem, deveria ter não apenas treinamento mas também um plano”.

Segundo comentou, o trauma das tragédias pode gerar problemas de ira e frustração, mas também tem efeitos espirituais. “Isto também sucede aos sacerdotes, isto não pode afetar fortemente sua Fé”, advertiu Dom Rosetti, sobretudo em caso de atos terroristas. “Enfrentar um mal tão grande, tão devastador, deixa uma marca nas pessoas”. O perdão e a bondade superam o poder do mal, inclusive quando as pessoas se sentem devastadas.

Segundo Dom Rossetti, a formação é importante para saber atuar nos próximos casos. “Temos todas as razões para pensar que isto irá piorar”, conclui. “Assim, que estejamos preparados”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas