Gaudium news > Institutos Seculares celebrarão Assembleia Geral em Roma

Institutos Seculares celebrarão Assembleia Geral em Roma

Roma – Itália (Sexta-feira, 12-08-2016, Gaudium Press) De 21 a 25 de agosto se realizará em Roma a Assembleia Geral da Conferência Mundial dos Institutos Seculares (Cmis). O evento, que contará com a presença de 140 participantes representando mais de 25 países dos cinco continentes, ocorrerá no Centro Salesiano da capital italiana.Institutos Seculares celebrarão Assembleia Geral em Roma.jpg

Dois temas centrais serão abordados durante a Assembleia: a formação dos membros dos Institutos Seculares e a identidade da consagração dos Institutos, segundo informou a agência Sir.

O encontro será presidido pelos responsáveis dos Institutos Seculares membros da Conferência Mundial Cmis, os presidentes das Conferências nacionais e os presidentes continentais dos Institutos Seculares.

Os trabalhos serão inaugurados às 18h do dia 22 de agosto com uma solene Missa presidida pelo Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Entre as atividades se celebrarão várias conferências destacando-se a reflexão em preparação ao 70º aniversário da Constituição Apostólica “Provida Mater Ecclesia” do Papa Pio XII sobre os Institutos Seculares.

Entre os temas que se abordarão nas palestras, também se aprofundará sobre a laicidade como lugar natural para a formação, as novidades emergentes dos Institutos Seculares, e o desenvolvimento dos mesmos, assim como o redescobrimento do valor de uma vocação evangélica, entre outros.

No contexto da Assembleia também terá lugar a eleição do Conselho executivo, que terá a missão de redigir as orientações apresentadas durante a Assembleia.

Dentro da programação, igualmente se prevê que os participantes do encontro assistam a audiência geral que presidirá o Papa Francisco no dia 24 de agosto.

A Conferência Mundial de Institutos Seculares (Cmis) foi fundada em 1972 recebendo sua aprovação por parte da Santa Sé alguns anos depois. Seu objetivo é o de organizar a colaboração entre os Institutos Seculares para que eles “sejam mais eficazmente no mundo um fermento para consolidar e desenvolver o Corpo de Cristo”, como recorda o decreto “Perfectae Caritatis”, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa do Papa Paulo VI. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas