Gaudium news > A Porta Santa, a Arte e a Espiritualidade são tema de uma mostra em Trento, Itália

A Porta Santa, a Arte e a Espiritualidade são tema de uma mostra em Trento, Itália

Trento – Itália (Sexta-feira, 12-08-2016, Gaudium Press) “Cruzar o umbral”, assim se intitula a mostra que por ocasião do Ano Santo da Misericórdia ocorre até o próximo dia 21 de agosto na Arquidiocese de Trento na Itália. A exposição, que é uma iniciativa da Associação Anastasia com a colaboração da Associação dos Oratórios de Trento (NOI), fala sobre o rito de abertura das portas jubilares evidenciando suas características simbólicas e artísticas.

A Porta Santa, a Arte e a Espiritualidade são tema de uma mostra em Trento, Itália 1.jpg

A iniciativa tem como objetivo promover a arte presente nas igrejas da província, como explicam os organizadores no informativo da mostra: “No ano do Jubileu extraordinário da Misericórdia (…) se promove um projeto de valorização do patrimônio religioso e histórico artístico da Diocese dedicado aos temas específicos deste importante evento”.

O eixo central, como fala o mesmo título da exposição e o tema do tempo jubilar, é a Porta Santa da misericórdia e o rito de sua abertura. “A porta, é pois, símbolo central do Jubileu e também metáfora com a qual Jesus se assinala a si mesmo: ‘Eu sou a porta: quem entra através de mim será salvo’. A Porta, neste sentido, se refere a passagem que cada cristão está chamado a dar do pecado à graça. A porta das igrejas, enfim, simboliza sempre uma passagem entre o mundo terreno e uma realidade consagrada, diferente e espiritual”, acrescentam.A Porta Santa, a Arte e a Espiritualidade são tema de uma mostra em Trento, Itália 2.jpg

Desta maneira, a mostra tenta ilustrar a peculiaridade de numerosos e ricos portais das igrejas da Diocese de Trento, suas características simbólicas e artísticas. Também inclui algumas ilustrações de obras artísticas que falam sobre a Misericórdia, entre eles o Crucifixo, a Virgem da Misericórdia, e outros episódios ligados às obras de caridade que testemunharam os Santos.

“Entre elas se observa o belo crucifixo de madeira de 1525 em torno da paróquia de Pergine Valsugana; Nossa Senhora das Mercês (1538), pintada para a igreja de Civezzano por Marcello Fogolino; as pinturas sobre cobre por Donato Mascagni (de 1629 aproximadamente) e que foram colocados na capela de São Ruperto de Santa Maria da Assunção em Villa Lagarina”, explicam em nota à imprensa.

Todo este percusso pelas Portas Santas da Misericórdia e a arte que as acompanha, foram reunidos em um catálogo para sua fácil consulta. “Itinerários temáticos e informação útil para visitar as igrejas foram recolhidos em uma pasta de consulta ágil, acompanhada de imagens e uma descrição breve com os textos a cargo de Dom Lodovico Maule, decano do Capítulo da Catedral de São Vigilio e presidente da Associação Anastasia”, assinalam.

A rota, que se realiza nos mesmos templos com a ajuda e guia de vários voluntários, convida a conhecer, por exemplo, a esplêndida porta de Giovanni Loernzo Dormani em Condino que foi criada para a Igreja de Santa Maria da Assunção entre os anos 1534 e 1536, assim como o pórtico da Catedral de São Virgílio em Trento. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas