Gaudium news > Ex-alunos de Bento XVI discutirão crise espiritual da Europa

Ex-alunos de Bento XVI discutirão crise espiritual da Europa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 23-08-2016, Gaudium Press) O ‘Ratzinger Schuelerkreis’, o grupo de ex-alunos de Bento XVI formado quando o então professor de Teologia deixou sua cátedra para ser ordenado Arcebispo em 1977, realizará sua tradicional reunião anual no Castel Gandolfo, Itália, de 26 a 28 de agosto. Uma parte dos ex-estudantes se reunirá pessoalmente com Bento XVI na noite do dia 26.

Ex-alunos de Bento XVI discutirão crise espiritual da Europa.jpg

Na edição deste ano, os ‘Schuelerkreis’ discutirão a crise espiritual da Europa, um tema aprovado pelo Pontífice emérito. Entre os palestrantes se encontra o Bispo emérito de Graz-Seckau, Dom Egon Kapellari, que exporá sobre “antigos e novos desafios para os cristãos no tecido europeu”. Em contradição com ocasiões anteriores, o Papa emérito não presidirá a tradicional Eucaristia de encerramento ao final das reuniões.

O ‘Ratzinger Schuelerkreis’ se formou após a nomeação de Joseph Ratzinger como Arcebispo de Münich e seus membros pensaram que as reuniões anuais chegariam ao seu final com a eleição do Cardeal como Papa. No entanto, Bento XVI manteve as reuniões com seus ex-alunos e participou nas jornadas até o momento de sua renúncia ao pontificado. Desde esse momento o Papa emérito limitou sua presença à Missa final a fim de manter a discrição que caracteriza seu retiro.

Segundo informou CNA, apesar da menor presença de Bento XVI nas reuniões, o Papa emérito segue atentamente os trabalhos de seus ex-alunos e seleciona pessoalmente os temas dos ‘Schuelerkreis’. Temas anteriores têm incluído a Teologia da Cruz, o secularismo, Deus como desafio para a sociedade atual, entre outros. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas