Gaudium news > Sarajevo acolherá Encontro Europeu sobre as Obras de Misericórdia

Sarajevo acolherá Encontro Europeu sobre as Obras de Misericórdia

Sarajevo – Bósnia Herzegovina (Quinta-feira, 25-08-2016, Gaudium Press) Atendendo ao convite que fez o Papa Francisco na Bula convocatória do Ano Santo na qual convidou ao povo cristão a refletir durante este tempo sobre as Obras de Misericórdia, Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, acolherá de 15 a 18 de setembro um Encontro Europeu sobre as Obras de Misericórdia.Sarajevo acolherá Encontro Europeu sobre as Obras de Misericórdia 1.jpg

O evento, que contará com a presença de representantes das conferências episcopais da Europa e de instituições caritativas europeias ligadas à Igreja Católica, é organizado pela Comissão ‘Caritas in veritate’ do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que guia Dom Guiampaolo Crepaldi, Bispo de Trieste, Itália.

Também conta-se com a colaboração de Cáritas Europa, a Comissão de Bispos das Conferências da Comunidade Europeia (COMECE), Justiça e Paz Europa, a Federação Europeia das Associações de Médicos Católicos (FEAMC), a Comissão Internacional Católica para as Migrações (ICMC), a Comissão Internacional para a Pastoral Católica nas Prisões -seção europeia (ICCPPC), a Federação Europeia de Bancos de Alimentos (FEBA), o Centro Europeu para as Questões de Trabalho (EZA) e a União Internacional Cristã dos Dirigentes de Empresa (UNIAPAC).

Este encontro por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, refletirá sobre o que foi pedido pelo Papa ao convocar o Jubileu. Na Bula de convocação, o Santo Padre diz: “É meu vivo desejo que o povo cristão reflita durante o Jubileu sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais. Será um modo para despertar nossa consciência, muitas vezes entorpecida diante do drama da pobreza, e para entrar ainda mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina”.

“A pregação de Jesus nos apresenta estas obras de misericórdia para que possamos dar-nos conta se vivemos ou não como discípulos seus. Redescobrimos as obras de misericórdia corporais: dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, vestir ao nu, acolher ao estrangeiro, assistir aos enfermos, visitar aos presos, enterrar aos mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: dar conselho ao que necessita, ensinar ao que não sabe, corrigir ao que erra, consolar ao triste, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas irritanteSarajevo acolherá Encontro Europeu sobre as Obras de Misericórdia 2.jpgs, rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos”, continua o Pontífice.

Experiência de solidariedade

Este evento irá em uma linha similar ao 44º Encontro de Secretários Gerais das Conferências Episcopais da Europa que se realizou em Berlim de 30 de junho ao 03 de julho, e girou em torno do tema “A Misericórdia na solidariedade”.

Durante quatro dias, os Secretários Gerais desenvolveram o tema da solidariedade na Igreja na Europa tendo em conta três perspectivas: a solidariedade expressada na acolhida e integração dos migrantes e refugiados, aquela que se vive na família, e a solidariedade expressada entre as Conferências Episcopais da Europa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas