Gaudium news > Festa da Mãe de Deus deve acolher milhares de fiéis em Teresina

Festa da Mãe de Deus deve acolher milhares de fiéis em Teresina

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 26-08-2016, Gaudium Press) No dia em que a Igreja no Brasil celebra a memória de sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, a Arquidiocese de Teresina, por ocasião desta data litúrgica, promove a tradicional Festa da Mãe de Deus. Neste ano, a décima edição do evento terá como tema “10 anos caminhando com Maria ao encontro de Jesus”.

view (2).jpg

Entre as novidades para a edição atual da festividade está a Caravana Mãe de Deus, que pretende levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida a todas as foranias de Teresina.

A proposta é que em cada paróquia, capelania, diaconia ou área pastoral por onde a imagem peregrinar sejam celebradas missas, bem como momentos de oração junto aos devotos da Mãe Aparecida.

O Padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa da Mãe de Deus, explicou que desde o início do ano a comissão organizadora trabalha para definir detalhes da programação , como os locais de peregrinação da imagem e o percurso a ser realizado. “Já foram definidas, por exemplo, as apresentações artísticas e detalhes da liturgia, nos lugares por onde a imagem vai passar. Além disso, as canções em homenagem a Maria e que fazem parte do repertório popular”, disse.

Outra novidade proposta para a Festa da Mãe de Deus é a mudança do local da concentração. Este ano, a missa que antecede a caminhada será celebrada no adro da igreja de São Benedito. Após a cerimônia, haverá uma procissão que seguirá pela Avenida Frei Serafim em direção ao Centro Pastoral Paulo IV, onde será feita a coroação da imagem.

Segundo o Padre Fábio, a festividade é uma manifestação da identidade católica da cidade e de toda a Arquidiocese. “O momento contará com a participação do arcebispo Dom Jacinto Brito, de padres, diáconos, outros bispos e claro, de todo o povo de Deus”, destacou.

Sabendo que em 2017 se comemora 300 anos em que a Imagem de Aparecida foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, o sacerdote declarou que é uma alegria imensa, por parte da Igreja de Teresina, preparar a Festa da Mãe de Deus.

O primeiro dia da Peregrinação da Mãe de Deus acontecerá na Paróquia São Benedito, dia 27 de agosto, com chegada prevista para as 15h e acolhida do Setor Catequético Arquidiocesano.

Às 15h30 o setor catequético seguirá em procissão à Porta Santa da Misericórdia na Catedral, contudo, a Imagem de Nossa Senhora permanecerá na Igreja São Benedito, e a comunidade local assume a mística mariana.

No dia seguinte, a Imagem da Virgem Santíssima será transladada para a Catedral. De lá, seguirá a programação até o dia 12 de outubro.

“Nossa Senhora alimenta o seu povo com fé e não tenho dúvidas que mais uma vez esse amor que nos une será fortalecido”, concluiu o Padre Fábio Fernandes. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas