Gaudium news > Arcebispo de Sidney explica o significado dos símbolos das vestes do Bispo

Arcebispo de Sidney explica o significado dos símbolos das vestes do Bispo

Sidney – Austrália (Segunda-feira, 29-08-2016, Gaudium Press) O Arcebispo de Sidney, Dom Anthony Fisher, foi o celebrante principal da Missa de Ordenação Episcopal dos novos Bispos auxiliares de Sidney, Dom Tony Randazzo e Dom Richard Umbers. A cerimônia foi celebrada no dia 24 de agosto na Catedral de Santa Maria de Sidney e foi concelebrada por 30 Bispos e mais de 100 sacerdotes.

Arcebispo de Sidney explica o significado dos símbolos das vestes do Bispo 1.jpg

Em sua homilia, o Arcebispo explicou o sentido profundo dos ornamentos empregados pelo Bispo, que lhe recordam o caminho espiritual a partir do seu Batismo. “A primeira vestimenta levada pelos Bispos é a alva, a veste branca que nos impõem a todos quando somos batizados”, expôs o prelado. “O Bispo veste uma alva o mais próximo da sua pele porque ele é primeiro e antes de tudo um cristão, limpo pelo Batismo, revestido da Fé Católica e chamado a compartilhar essa Fé -e essa esperança e esse amor- com o mundo inteiro”.

“Sobre isto, em algumas ocasiões, o Bispo veste uma dalmática (túnica de mangas curtas e largas), porque ele, antes de tudo é um diácono, um servidor da Palavra, do altar e dos pobres”, continuou explicando Dom Fisher. Além das vestes, o Bispo emprega uma casula para celebrar a Eucaristia, “porque ele é um sacerdote, que prega o Evangelho, administra os Sacramentos e exerce uma liderança-serviço”.

Depois desta explicação, o Arcebispo descreveu as vestes exclusivas do Bispo, que se impõem aos prelados durante sua ordenação. A Mitra que se impõem sobre a cabeça do Bispo e que tem “forma de chama”, é um símbolo do Espírito Santo, de onde emana a inspiração do prelado. O anel episcopal indica “o amor imortal do desposado da Igreja” e o báculo pastoral recorda que o Bispo é “um agente dAquele que é o único Bom Pastor”. Finalmente, a cruz peitoral que o Bispo leva sobre seu coração “esteja na Liturgia ou não” é símbolo de que ele deve configurar-se “a esse Sagrado Coração que foi transpassado para nossa salvação”.

Arcebispo de Sidney explica o significado dos símbolos das vestes do Bispo 2.jpg

Dom Fisher animou aos novos prelados a enfrentar os desafios da Igreja no mundo atual e dar o muito necessário testemunho de santidade, valentia e misericórdia. Os novos prelados pronunciaram suas promessas de defender a Fé e realizar os deveres de Bispo, se uniram em oração na Ladainha de Súplica e receberam a imposição de mãos de Dom Fisher e os demais Bispos presentes. Os prelados foram ungidos, e em seguida lhes foi outorgada a Mitra, o livro dos Evangelhos, o Anel Episcopal e seu Báculo Pastoral, concluindo com a saudação fraterna aos demais Bispos. Dom Randazzo escolheu como lema ‘Fiat Voluntas Tua’ (Faça-se Tua Vontade), enquanto que Dom Umbers selecionou a frase ‘Fides et Ratio’ (Fé e Razão). (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas