Gaudium news > Diocese de Osasco (SP) promove sexta edição do Círio de Nazaré de São Paulo

Diocese de Osasco (SP) promove sexta edição do Círio de Nazaré de São Paulo

Osasco – São Paulo (Terça-feira, 30-08-2016, Gaudium Press) A tradicional Festa do Círio de Nazaré ocorre anualmente na capital Belém em todo o mês de outubro. A edição deste ano ainda vem sendo preparada pela organização responsável pela festividade litúrgica paraense.

unnamed.jpg

Assim como em todas as edições, elementos como a procissão pelas ruas da cidade e as inúmeras celebrações de novenas e missas continuam a ser marcas que caracterizam ainda mais um evento centenário e que recentemente, ganhou o título de patrimônio histórico cultural e imaterial da humanidade.

Enquanto a festa dedicada à Virgem de Nazaré ainda está sendo planejada antes de ser realizada de fato na região Norte do país, os católicos do município paulista de Osasco já estão providenciando as suas homenagens à Mãe Santíssima no Círio de São Paulo.

unnamed (1).jpgEm sua sexta edição apenas, a celebração de nome homônimo realizada na região metropolitana do Estado atrai, todos os anos, milhares de pessoas de várias partes do país. Muitos fiéis, inclusive, aproveitam a ocasião para trazer seus pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora de Nazaré.

A cada edição, o evento ganhava mais abrangência, notabilizando-se por suas atividades oferecidas aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Jardim Arpoador. Com esse tamanho sucesso, foi inserido em 2015 como Festa Religiosa e Cultural no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.

O pároco da paróquia osasquense, Padre Jorge Augusto Moreira Alexandre, em uma vídeo-mensagem divulgada no Facebook da comunidade, divulgou a programação do Círio de Nazaré de São Paulo.

“Há várias coisas que acontecerão neste Círio. Aqui é um convite para ser vivido na Fé. Já está conosco a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, vinda de Belém do Pará, que será entronizada em nossa Igreja Matriz por ocasião dos 50 anos de sua criação e instalação. Esta imagem virá para a Igreja Matriz no dia 7 de setembro”, explicou.

A novena em honra a Nossa Senhora de Nazaré tem início nesta terça-feira, 30 de agosto, às 19h30, e se estende até 7 de setembro. Ao longo dessas cerimônias, serão realizados momentos de louvor, oração e pregação da Palavra de Deus.

No sábado, 3 de setembro, às 18h30, além da continuidade da novena – que estará em seu quinto dia -, o Bispo Emérito de Osasco, Dom Ercílio Turco, irá comparecer na Santa Missa. Na sequência, os devotos da Virgem de Nazaré poderão apreciar uma tarde com apresentações artísticas e musicais, antes da reunião para a Adoração ao Santíssimo Sacramento que será presidida pelo Padre Nilso Aparecido Mota.

No dia 4, às 9h, o Padre Jorge aconselha os fiéis a virem de carro para a procissão rodoviária. Nesta ocasião, a Imagem de Nazaré, colocada em uma berlinda, será conduzida até a Igreja de São Camilo.

No mesmo local, às 17h, o público parte em caminhada até a Igreja Matriz carregando as cordas e a Imagem da Padroeira. Ao chegarem no templo, todos serão acomodados para acompanhar mais um dia de novena, seguida de Santa Missa às 18h30.

Gaudium Press.jpg
Padre Jorge Augusto Moreira Alexandre

Em 7 de setembro, no último dia da novena, os fiéis participam de uma programação especial. Das 9h às 12h, haverá confissões na Igreja Matriz. Às 16h, será feita uma nova procissão rodoviária, desta vez tendo como destino a Catedral de Santo Antônio, em Osasco, onde lá estará a Imagem de Nossa Senhora vinda diretamente de seu Santuário, em Belém do Pará.

Na Catedral, ocorrerá ainda um momento de Adoração ao Santíssimo. A seguir, será retomada a procissão que levará a Imagem da Virgem de Nazaré para a Igreja Matriz, sede da celebração eucarística de encerramento dos festejos às 19h30.

Já no dia 8 de setembro, dia de Nossa Senhora de Nazaré, as atividades começam pela manhã, com um momento de oração às 6h. Mais tarde, às 12h, a cerimônia do Angelus. Às 18h, o Santo Rosário e por fim, às 19h30, o bispo diocesano Dom João Bosco irá presidir a Celebração Eucarística Solene e fazer a entronização da Imagem de Nossa Senhora em um trono feito especialmente para a Mãe Santíssima.

“O Círio é uma festa de Fé. Como diz uma canção, aonde o espírito de Jesus está, milagres acontecem. Outra canção diz ‘porque eu te amo, Senhora de Nazaré, eu quero puxar as cordas de sua berlinda’. Quem veio, nunca deixa de participar”, concluiu o Padre Jorge. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Osasco

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas