Gaudium news > A história do “Lloroncito”, o Menino Jesus de Santa Teresa

A história do “Lloroncito”, o Menino Jesus de Santa Teresa

Redação (Terça-feira, 30-08-2016, Gaudium Press) Teresa de Jesus, a santa, mística, doutora da Igreja, era uma grande devota da infância de Jesus. Prova disso é a presença da imagem do Menino Jesus em cada uma das suas fundações carmelitanas. Inclusive existe uma lenda que diz que a preciosa imagem do Divino Infante que hoje é venerada na igreja de Nossa Senhora da Vitória em Praga, República Checa, pertenceu à religiosa reformadora da Ordem do Carmelo.

A história do ?Lloroncito?, o Menino Jesus de Santa Teresa 2.jpg

Por isso não é de estranhar que entre os tesouros de valor espiritual que a Santa deixou se encontrem várias imagens do pequeno Jesus. Mas há uma que chama a atenção entre as demais: a conhecida como “El Lloroncito”.

A bela imagem -que recorda justamente ao Menino Jesus de Praga, que com sua mão direita abençoa e com a esquerda sustenta um globo representando o universo- se encontra no Convento São José de Toledo; uma das fundações de Teresa de Jesus.

A efígie, que mede somente 20 centímetros de altura, foi talhada em madeira e data do século XVII, foi levada pela Santa a Toledo quando fundou o Convento nesta cidade em 1569, sendo sua quinta fundação.

De acordo com uma tradição carmelitana, a pequena imagem é chamada “El Lloroncito” porque quando Santa Teresa de Ávila saía e deixava o Convento de Toledo, o rosto do Menino Jesus se transformava.

Assim está escrito no museu do convento que resguarda este tesouro: “O dia 08 de junho de 1580 se despedia Santa Teresa de suas religiosas de Toledo, para dirigir-se à Segóvia. O coração, naturalmente afetuoso, da Santa, sofria cruelmente nestas despedidas, em especial quando pensava que não as havia de vê-las (suas filhas) novamente. A história do ?Lloroncito?, o Menino Jesus de Santa Teresa 1.jpgNem ela nem suas queridas religiosas se enganavam desta vez, pois todas pressentiam que a Madre chegava ao término de sua jornada na terra. Segundo piedosa tradição, até uma imagem do Menino Jesus se associou ao duelo das monjas, derramando lágrimas ao despedir-se a Santa de seu querido convento de Toledo. Desde então chamam esta imagem com o carinhoso nome do ‘Niño Lloroncito'”

Como todo Menino Rei, a imagem conta também com um belo enxoval com várias túnicas bordadas, complementos de ourivesaria, sapatos e chocalhos, que eram peças habituais do dote das religiosas.

“Eu sou Jesus de Teresa”

Outra tradição também fala do encontro pessoal que teve Santa Teresa com o Menino Jesus.

Conta-se que o fato ocorreu no Mosteiro da Encarnação em Ávila, em um dia que a Madre descia as escadas e tropeçou, enquanto um precioso menino lhe sorria. Sor Teresa, surpresa por ver uma criança dentro do Convento, lhe pergunta: “Quem sois?”. Ao que o menino lhe responde com outra pergunta: “E quem sois tu?”. A Madre lhe disse: “Eu sou Teresa de Jesus”. E o menino, com um amplo e luminoso sorriso, lhe diz: “Pois, eu sou Jesus de Teresa”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas