Gaudium news > Reitor Maior dos Salesianos inicia visita pela América Central

Reitor Maior dos Salesianos inicia visita pela América Central

Cidade do Panamá – Panamá (Quarta-feira, 31-08-2016, Gaudium Press) A Família Salesiana do Panamá esteve em celebração. O país foi o ponto de partida da visita que desde o dia 26 de agosto vem sendo realizada pelo Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, à Inspetoria “Divino Salvador do Mundo”, que compreende os países da Centro América.

Reitor Maior dos Salesianos inicia visita pela América Central 1.jpg

A passagem do sucessor de São João Bosco esteve marcada por acontecimentos importantes, destacando-se sua visita à Basílica de Dom Bosco na Cidade do Panamá, que desde o mês de abril conta com uma relíquia muito especial: a do próprio fundador da Família Salesiana, que chegou para ficar.

A relíquia -que é uma das cinco que agora estão espalhadas pelo mundo- consiste no braço direito com o qual o santo italiano abençoava. Ela foi concedida à Basílica panamenha pela Congregação Salesiana para que seja ali permanentemente venerada, não somente pelos fiéis desta cidade e país, mas por toda América Latina, sendo a primeira vez que é visitada neste lugar pelo Reitor Maior.

“O povo panamenho se caracteriza por uma profunda devoção a Dom Bosco. Na vida da Igreja, a celebração religiosa da festa de Dom Bosco adquire uma dimensão multitudinária todos os anos. A partir deste ano, na Basílica se venera uma das relíquias insignes que percorreu o mundo salesiano prévio ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco”, destacou a agência informativa dos salesianos ANS em nota à imprensa.

Entre os momentos que viveu o Reitor Maior dos Salesianos no Panamá se destaca o encontro que sustentou com os salesianos que prestam atuam no país, assim como os diversos grupos da Família Salesiana ali presentes.

Tal como informou o Boletim Salesiano, Dom Fernández Artime lhes exortou a fortalecer o espírito de comunhão entre os diversos ramos salesianos, também lhes animou a sair de si, e compartilhar o carisma inspirado por São João Bosco: “Sejamos Família Salesiana em saída. Isto significa que não podemos ficar somente na sala de aula. Somos família e estamos entre nós para chegar ao encontro daqueles e daquelas que mais necessitam”.

Reitor Maior dos Salesianos inicia visita pela América Central 2.jpg

Retornando à Basílica de Dom Bosco -que todos os anos congrega a milhares de devotos do santo salesiano-, o Reitor Maior se encontrou com os jovens, que apresentaram várias obras de arte e música, e posteriormente participaram de uma sessão de perguntas. A eles, Dom Fernández Artime assinalou: “Lhes diria que os quero felizes, felizes aqui, para que sejam felizes logo ali. Lhes digo que devem ser honrados cidadãos, cumprir seus deveres, ser responsáveis (…) lhes digo, como dizia São Domingos Sávio: ‘temos de viver com uma alegria profunda que sai do coração’. E Dom Bosco lhes diria: ‘nunca se distanciem de Deus'”.

Finalmente, o sucessor de Dom Bosco presidiu uma Solene Eucaristia na Basílica Salesiana, para continuar depois seu percurso pelos países da América Central. A parada seguinte foi a Costa Rica, onde a visita se iniciou no dia 28 de agosto. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas