Gaudium news > Papa cria “Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral”

Papa cria “Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral”

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01/09/2016, Gaudium Press) – O jornal L’Osservatore Romano publica na quarta-feira a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Papa Francisco, com a qual é instituído o novo “Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral», bem como o Estatuto que o rege.

Junto com este anúncio, um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé indica que a partir de primeiro de janeiro 2017, no novo Dicastério confluirão os Pontifícios Conselhos para a Justiça e a Paz, Cor Unum, para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e para a Pastoral dos Agentes Sanitários.

A partir desta data, estes quatro Dicasterios deixarão de exercer suas funções e serão supressos, anulando-se os artigos 142-153 da Constituição Apostólica Pastor Bonus.

“Uma seção do novo Dicastério expressa de maneira especial a solicitude do Papa para com os migrantes», diz o comunicado de Imprensa da Santa Sé que ainda afirma que “de fato, não pode haver hoje um serviço de desenvolvimento humano integral sem uma especial atenção ao fenômeno migratório. Esta seção está posta “ad tempus” diretamente sob a guia do Sumo Sumo Pontífice (cfr Estatuto art. 1 §4)”.

Francisco nomeou Prefeito do novo Dicastério o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, atual Presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas