Gaudium news > No Sul do país, sacerdotes realizam curso de atualização teológica pastoral

No Sul do país, sacerdotes realizam curso de atualização teológica pastoral

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 02-09-2016, Gaudium Press) O Curso Regional de Atualização Teológica Pastoral, da Arquidiocese de Porto Alegre, acontece desde segunda-feira, 29 de agosto, na Casa Tiberíades, em Cidreira. Ao todo, participam 40 presbíteros vindos das dioceses do Rio Grande do Sul.

As atividades, que se estendem até 8 de setembro, são consideradas como uma resposta da Comissão Regional de Presbíteros (CRP), do Regional Sul 3 da CNBB, ao desafio de formação permanente lançado pelo Papa Francisco aos bispos brasileiros na Jornada Mundial da Juventude em 2013.

As temáticas abordadas no curso tratam de questões relacionadas ao cotidiano da vida presbiteral, além de aprofundamentos teológicos nos campos da liturgia, comunicação, a nova Iniciação à Vida Cristã, bíblia, espiritualidade e missão.

O intuito deste evento é proporcionar aos presbíteros do Rio Grande do Sul um estilo de formação descrito no documento 100 da CNBB: “Não bastam palestras e cursos, mas um autêntico processo que forme uma nova consciência pastoral e missionária para o clero que atua nas paróquias. Esse processo deve partir de uma adesão profunda e crescente à pessoa de Jesus Cristo. É preciso promover um processo metodológico capaz de envolver as pessoas no saber, no fazer e nos ser cristãos. Há muita informação, mas falta formar discípulos missionários”.

“Fiquei sabendo deste curso do clero há alguns anos atrás e sempre tive vontade de fazer. Este ano reservei um tempo e estou gostando muito. Parece-me que aborda todas as dimensões do ser humano. Além do estudo, a convivência também é valorizada”, disse o Padre Eliseu Oliveira, da Diocese de Cruz Alta.

Já para o Padre Cleocir Bonetti, da Diocese de Erexim e coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, “este curso-encontro proporciona orientações e reflexões comuns diante dos desafios do ser presbítero na atualidade”.

O bispo de Montenegro e referencial da Pastoral Presbiteral no Rio Grande do Sul, Dom Paulo de Conto, é quem acompanha as atividades do curso. Ao longo deste período, o prelado tem conversado com os padres sobre os assuntos tratados no evento.

Segundo Dom Paulo, “o curso é necessário e fundamental dentro da formação permanente. Meu papel é acompanhar os presbíteros e fazer com que sintam a importância de serem família presbiteral”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas