Gaudium news > Primeiro sacerdote nascido no Tajiquistão é ordenado em Roma

Primeiro sacerdote nascido no Tajiquistão é ordenado em Roma

Roma – Itália (Terça-feira, 06-09-2016, Gaudium Press) O Padre Orzú Saidshoev fez história no dia 25 de junho ao converter-se no Tajiquistão e ser ordenado sacerdote. O Padre Saidshoev pertence ao Instituto do Verbo Encarnado e como missionário será enviado para a Rússia. O sacerdote recebeu o Sacramento da Ordem na Catedral de Montefiascone, Itália, das mãos do Bispo de Viterbo, Dom Lino Fumagalli.

Primeiro sacerdote nascido no Tajiquistão foi ordenado em 2016.jpg

O fato foi qualificado como “uma imensa graça para toda sua nação, para o Instituto e para nossa ‘sui iuris’ missão nesse país”, pela Congregação. “Numerosas pessoas, entre familiares e amigos dos recém-ordenados, assistiram a celebração solene que ocorreu na parte da manhã, e depois a festa com toda a família religiosa no pátio do Seminário San Vitaliano”.

Sobre a particular missão do primeiro sacerdote da história de um país, o Padre Saidshoev compartilhou com a agência ACI algumas das vivências. “Sinto um pouco de temor porque tenho uma responsabilidade muito grande já que sou o primeiro e também muita alegria porque é um caminho muito alegre, um caminho de santidade para salvar as almas”, confessou. “É muito importante, o que fizeram os missionários da Argentina que estavam no Tajiquistão, evangelizaram a missão e graças a eles é que eu estou aqui”.

O sacerdote provêm de uma pequena comunidade católica de apenas 300 fiéis divididos em duas paróquias. “Temos três sacerdotes missionários da Argentina, três Irmãs de nosso Instituto e quatro Irmãs de Madre Teresa de Calcutá”, relatou. Os crentes são tão poucos que não existem atritos com o resto da povoação, cuja imensa maioria é muçulmana. No entanto, existem restrições da liberdade religiosa, comentou: “Não posso evangelizar em público e tampouco posso usar batina”.

“Peço a graça de perseverar neste caminho que não é fácil, e também peço a graça de poder salvar muitas almas, para ganhá-las e levá-las ao céu”, concluiu o Padre Saidshoev em sua entrevista. “Isso é o principal do ministério sacerdotal e assim também peço a graça de que no Tajiquistão possa haver muitos cristãos e possam converter-se”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas