Gaudium news > Árvore de Natal da Praça de São Pedro virá da Bósnia-Herzegóvina

Árvore de Natal da Praça de São Pedro virá da Bósnia-Herzegóvina

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 08/09/2016, Gaudum Press) – A cada ano a Praça de São Pedro, no Vaticano, é decorada para as comemorações do Santo Natal.

Além do Presépio com o Menino Jesus, Nossa Senhora e São José, uma bela árvore de Natal é colocada na Praça.

Milhares e milhares de fiéis visitam este ambiente decorado com gosto e pleno de religiosidade. Ali os peregrinos respiram um pouco do espírito natalino que, em outros lugares, nos dias de hoje é bastante esquecido ou posto de lado.

Tradicionalmente as Árvores de Natal são oferecidas por países diferentes.

Neste ano de 2016 a Árvore de Natal do Vaticano será presenteada pela Bósnia-Herzegóvina.

A decisão de doar esse arranjo natalino para a Igreja foi decidida pela tríplice-Presidência do país na terça-feira, 06/09, durante reunião do organismo que governa a Bósnia-Herzegóvina desde 28 de outubro de 2014.

A notícia foi antecipada pelo site ‘Il Sismografo’.

Corte e Transporte

Segundo informam fontes próximas à Presidência, logo será enviada à Sé Apostólica a carta-ofício que colocará em funcionamento os complexos mecanismos técnicos exigidos para o corte do pinheiro e seu transporte até o Vaticano.

Deverão ser percorridos 600 km se a viagem for realizada por mar e o percurso é duas vezes maior, se o transporte for feito por via terrestre: 1.300 km.

As sondagens para que em 2016 o pinheiro viesse do país dos Bálcãs haviam sido feitas de “forma genérica” quando da visita do Pontífice a Sarajevo, em junho de 2015.

Tríplice-Presidência

Na reunião que decidiu a doação da Árvore de Natal ao Vaticano estavam presentes os dirigentes: Bakir Izetbegovic, bósnio, Mladen Ivanic, sérvio e Dragan Covic, Croata.

Dragan Covic foi quem elaborou o projeto de doação deste presente e ele o fez ao Papa Francisco “em nome de todos os povos da Bósnia-Herzegóvina”.

Presépio

O Presépio a ser montado na Praça São Pedro neste Natal de 2016, será oferecido por Malta.

Spela primeira vez que o Presépio do Vaticano será doado por um Estado estrangeiro.

O Governo da Ilha, a Igreja local e os organismos competentes do Vaticano, chegaram a um acordo sobre esta experiência inédita em novembro de 2015.

No final do ano passado, em Malta, foi realizado um concurso para ser escolhido um Presépio próprio para essa finalidade. Foi então que a Comissão formada com este propósito, depois de análises cuidadosas, escolheu o trabalho que neste ano será montada junto ao Obelisco na Praça São Pedro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas