Gaudium news > Encontro da CNBB na capital gaúcha reflete a espiritualidade missionária

Encontro da CNBB na capital gaúcha reflete a espiritualidade missionária

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 08-09-2016, Gaudium Press) Entre os dias 3 e 4 de setembro, o Setor de Animação Missionária do Regional Sul 3 da CNBB promoveu seu encontro de formação anual, na Casa de Encontros das Irmãs Salesianas, em Porto Alegre.

Inspirado pelo tema “Espiritualidade Missionária”, o evento contou com a participação de cerca de 60 representes dos conselhos diocesanos, juventude missionária, infância missionária e seminaristas.

Ao longo do encontro, os participantes não apenas conheceram como também refletiram sobre o projeto das Igrejas Solidárias na Amazônia e Moçambique.

“Fortaleceram a unidade com os missionários presentes em Moçambique e na Amazônia através de testemunhos do espírito missionário nas comunidades, nas dioceses, no regional com o objetivo de despertar vocações missionárias”, explicou Dom Jaime Kohl, bispo da Diocese de Osório e referencial para Animação Missionária do Regional.

Os temas e partilhas sobre a espiritualidade missionária foram assessorados pelos padres José Roque Junges, Jesuíta, e Camilo Pauletti, da Diocese de Caxias do Sul.

De acordo com o Padre Camilo, “a animação missionária é o compromisso de todos os batizados. Todo o batizado recebeu o dom da vida e outros tantos dons, que devem ser colocados a serviço da missão, principalmente, nas situações mais necessárias e frágeis. O coração da Igreja é a animação missionária”.

Além disso, o encontro contou com uma celebração eucarística, na qual a jornalista Victória Holzbach, da Arquidiocese de Passo Fundo, recebeu a bênção de enviou para colaborar com a missão no distrito de Moma, em Moçambique.

Em sua avaliação, Dom Jaime acredita que o grupo refletiu sobre a modernidade cultural para ter maior eficácia no anúncio da boa nova a partir desse conhecimento.

“As reações e as buscas e sentimentos do coração das pessoas perpassam pelo acolhimento da evangelização e atitudes pessoais. Também houve momento de partilha das experiências das dioceses de Santo Ângelo e Porto Alegre, que mantêm missionários em dioceses Irmãs na Amazônia. Vimos a articulação missionária a nível diocesano em correspondência com o regional. O encontro nos ajudou a tomar consciência da necessidade de chegar na base, nos grupos e paróquias. Se isso acontecer, a diocese e o regional estarão bem e realizando o ser missionário”, ressaltou o bispo da Diocese de Osório. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas