Gaudium news > Vídeo mostra o Botafumeiro da Catedral de Compostela a partir de outra perspectiva

Vídeo mostra o Botafumeiro da Catedral de Compostela a partir de outra perspectiva

Compostela – Espanha (Quinta-feira, 08-09-2016, Gaudium Press) Ver o Botafumeiro da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, é uma das experiências mais significativas para peregrinos que chegam ao Túmulo do Apóstolo São Tiago após trilhar centenas de quilômetros do caminho jacobino.

Vídeo mostra o Botafumeiro da Catedral de Compostela a partir de outra perspectiva 1.jpg

Vários deles assim o manifestam: presenciar o imenso incensário -mede 1,50 metros de altura e pesa 53 quilos- é um acontecimento único para quem o vive: apreciar o alçar voo pela força do impulso que exercem os ‘tiraboleiros’ -os oito homens que o erguem-, e vê-lo dançar até as naves laterais enquanto o incenso se eleva no alto da catedral, é algo inesquecível.

Graças às novas tecnologias, assim como a criatividade, hoje se pode vivenciar o voo do Botafumeiro a partir da perspectiva do mesmo incensário: a produtora de documentários ‘Planet Doc’ realizou um curto vídeo instalando uma câmera GoPro no mesmo incensário, mostrando a partir do seu ponto de vista o movimento que realiza, as velocidades que alcança, que são de até 70 quilômetros por hora, acompanhando todo o seu percurso.

Foi uma oferenda do rei Luís XI da França

Sobre este símbolo da Catedral compostelana, um dos mais significativos, já se encontrava no ‘Códice Calixtino’ escrito no século XV. Ali se conta que o monumental incensário, que foi elaborado como oferenda do Rei Luís XI da França, se utilizava nas grandes solenidades do ano litúrgico.

Seu original, concebido em prata, foi roubado em 1809 no contexto da Guerra da Independência Espanhola; realizando-se outro em latão com cobertura de prata, que é o que se utiliza na atualidade.

Mas não é o único que existe, já que uma réplica do mesmo foi dada como oferenda ao Apóstolo São Tiago em 1971, o qual pode apreciar-se na Biblioteca Capitular da Catedral.

Reflita qual será a atitude de todo crente

O Botafumeiro tem um fim litúrgico, o mesmo que tem os outros incensários quando o sacerdote o utiliza no altar, com a diferença que funciona somente nas principais solenidades da Catedral de Santiago ao iniciar a Celebração Eucarística, ou quando esta se encerra; ou quando um grupo de peregrinos ou pessoas fazem uma oferenda especial ao Apóstolo.Vídeo mostra o Botafumeiro da Catedral de Compostela a partir de outra perspectiva 2.jpg

Seu simbolismo reflete qual será a atitude de todo crente, especialmente do peregrino, que chega ao templo para venerar ao Apóstolo após realizar o longo Caminho de Santiago.

“Este grande incensário quer simbolizar a verdadeira atitude do crente. Assim como a fumaça do incenso sobe até o mais alto das naves do templo, assim também as orações dos peregrinos devem alçar-se até o coração de Deus. E assim como o aroma do incenso perfuma toda a basílica compostelana, da mesma forma o cristão, com suas virtudes e o testemunho de sua vida, deve impregnar o bom odor de Cristo, a sociedade na qual vive”, expõem a partir do website da Catedral compostelana.

O Botafumeiro somente funciona em doze solenidades do ano: dia 06 de janeiro, na festa da Epifania do Senhor; durante o Domingo da Ressurreição; na Ascensão do Senhor; quando se comemora a Aparição do Apóstolo São Tiago, 23 de maio; na solenidade de Pentecostes; na festa do Martírio de São Tiago, 25 de julho; durante a Assunção de Maria, 15 de agosto; e nas festas de Todos os Santos, 1º de novembro; de Cristo Rei; da Imaculada Conceição, 08 de dezembro; e no Natal, 25 de dezembro; além da comemoração do Translado dos Restos do Apóstolo, no dia 30 de dezembro. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas